Imagem de fundo do header
Um retoque em suas fotos
Home  >  Review
REVIEW

Um retoque em suas fotos

Confira o que os dois aplicativos populares - o Photoshop Elements 4 e o Paint Shop Pro X - podem fazer por suas produções fotográficas

Foto:

A maioria dos aplicativos de edição de imagem compartilha recursos e ferramentas suficientes para que, caso você precise mudar,possa aprender facilmente como funciona um novo aplicativo. Mas o Photoshop Elements 4 e o Paint Shop Pro X oferecem recursos novos que outros pacotes terão dificuldade de imitar.

Como as versões anteriores, o Photoshop Elements 4, da Adobe, inclui editor de imagem e organizador de fotos. O Paint Shop Pro X, da Corel, traz o organizador de fotos Photo Album 6 (leia teste em www.pcworld.com.br/photoalbum6). Mas tanto com o produto da Adobe quanto com o da Corel você vai executar, freqüentemente, dois aplicativos ao mesmo tempo, e comutar entre eles não é fácil como seria trabalhar com um único programa.

HABILIDADES NA EDIÇÃO

O novo Learning Center do Paint Shop Pro X é muito semelhante à paleta How To que o Elements tem desde a versão 1 – ambos orientam você no uso de várias ferramentas. A maioria das dicas é excelente, mas muitas tarefas exigem o trabalho em caixas de diálogo que não funcionam com o Learning Center.

Um dos destaques do Paint Shop Pro X é o One Step Purple Fringe Fix, ótimo para corrigir problemas encontrados freqüentemente nas bordas de objetos com forte iluminação traseira. Com a nova ferramenta Makeover, basta clicar para corrigir imperfeições, clarear dentes ou dar um tom bronzeado a um tema. O corretor de imperfeições funciona principalmente por meio do efeito borrado, sendo, portanto, menos preciso do que o healing brush do Elements, que suaviza pontos próximos. O clareador de dentes é rápido, fácil e eficaz. O bronzeador, por sua vez, oferece um pincel para ser passado no rosto (ou outra parte do corpo), mas notamos que é fácil deixar escapar algum ponto e, além disso, você não pode ajustar o nível de efeito. Um novo Object Remover ajuda a eliminar itens indesejáveis em poucas etapas, como uma ferramenta de clonagem, mas percebemos resíduos de objetos removidos nas fotos.

Você precisa de ajuda no trabalho de edição? O recurso Smart Photo Fix do Paint Shop Pro X sugere maneirasde aprimorar uma imagem. Quando você escolhe a ferramenta, surge outra caixa de diálogo, na qual você clica em Suggest Settings. Mas, em vez de oferecer idéias, a ferramenta faz as mudanças e depois dá a você a opção de cancelar o que fez.

Edição de Imagens
Confira a tabela
comparativa dos programas

O Elements 4 não está livre de falhas também. O novo pincel Magic Selection ajuda a criar  seleções com rapidez e facilidade: pinte a área onde quer que a seleção ocorra, e o aplicativo busca semelhanças de cores e bordas para usar. Mas a ferramenta é um tanto lenta e não apresentou bom desempenho, exceto em fotos em que outras ferramentas de seleção também teriam tido pouco trabalho. O novo recurso Skin Tone Adjustment do Elements 4 altera a cor da imagem inteira (não apenas de pontos específicos). Conseqüentemente, em algumas fotografias, funciona sutilmente, enquanto em outras altera tons de maneira drástica – e incorreta.

Um aprimoramento bem-vindo do Elements é a inclusão do spot healing brush, lançado no Creative Suite 2, a versão completa do Photoshop. Essa ferramenta analisa pontos próximos para determinar o melhor modo de clonar uma área sem exigir que você estabeleça um ponto de referência. O Elements 4 também ganhou versões simplificadas de duas outras ferramentas do programa Photoshop CS2: sombras e altas luzes e redução de ruído. Ambas funcionaram extremamente bem, e a segunda é mais fácil de entender do que o recurso correspondente do Paint Shop.

NA HORA DA ORGANIZAR

Um dos destaques do organizador do Elements 4 são as etiquetas. Arrastando grandes ícones de etiqueta de mala para imagens, você as classifica por lugar (como “Inglaterra”) ou pessoa (como “Roberto”) por exemplo. O novo recurso Face-Tagging acelera o processo de etiquetagem: depois de selecionar um grupo de imagens, ele isola apenas as faces. Mas a pré-seleção e a análise das imagens leva tempo. É mais rápido buscar imagens não-etiquetadas.

Ao importar imagens, você pode instruir o aplicativo a eliminar qualquer olho vermelho que encontrar. Também pode optar por uma correção com um único botão. Ambos os métodos funcionam melhor do que qualquer ferramenta do gênero que já utilizamos.

O criador de slide show do Elements 4 também é muito interessante, com recursos que aparecem em muitos aplicativos de edição de vídeo. Além de aplicar pan e zoom às fotos durante a apresentação, você pode escolher transições diferentes, ajustar tempos de transição variados e inserir gráficos ou narrações. Você também pode criar email baseado em HTML, mas com um inconveniente: um anúncio do Elements na parte de baixo da mensagem, do qual é impossível se livrar.

O Photo Album, da Corel, traz alguns extras e seu sistema de etiquetagem é muito menos interessante e também menos funcional do que o do Elements. Enquanto o Elements permite criar etiquetas baseadas em figuras, o Photo Album só oferece texto. As apresentações de slide são básicas e você está limitado a anexar imagens a um e-mail – não pode fazer nada mais atraente.

Uma grande vantagem do Photo Album sobre o organizador do Elements 4 é a velocidade. Apesar dos aprimoramentos de performance do Elements 4, seu organizador é lento. O Photo Album 6, em comparação, dispara, mesmo que você opte por exibir todas as fotos.

Moral da história? Apesar dos pontos fracos de algumas de suas ferramentas, o Elements 4 ainda é melhor na edição e organização de fotos. O Paint Shop Pro é um editor poderoso e complicado, e a ajuda adicional que a versão X oferece beneficiará os usuários,mas, infelizmente, o pacote precisa de um organizador melhor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site