Imagem de fundo do header
Dublê de placa-mãe e firewall
Home  >  Review
REVIEW

Dublê de placa-mãe e firewall

Nova motherboard da Foxconn também atua como aceleradora gráfica e dispositivo contra hackers

Mario Nagano

Foto:

O que você busca na hora de comprar uma placa-mãe? Que tenha arquitetura moderna? Que seja versátil o suficiente para servir de base tanto para um PC simples quanto para um sistema avançado? Pois tudo isso você pode encontrar na WinFast 6150K8MA-8EKRS, da Foxconn, avaliada por PC WORLD. A nova motherboard é um modelo tudo-em-um, com ênfase em processamento de vídeo. Outro diferencial é o recurso de firewall. 

A base desse projeto é a combinação do chipset NForce 430 MCP com a aceleradora gráfica (onboard) GeForce 6150 (plataforma NForce 4), com vários novos recursos, como a tecnologia PureVideo, que simula o efeito de vídeo de alta definição. Esse chip ainda conta com hardware dedicado para acelerar o processamento de vídeo MPEG-2 (usado em DVDs) e o WMV HD (Windows Media HD Video), aliviando assim a carga de trabalho sobre o chip e melhorando o desempenho do sistema.

O chipset NForce 430 MCP inclui o Active Armor, um interessante recurso de firewall de hardware que trabalha em conjunto com a porta de rede da placa. A grande vantagem desse recurso é que, além de liberar o processador, ele entra em ação logo após o equipamento ser ligado, muito antes de o sistema operacional ser carregado. No caso dos firewalls por software, a iniciação do sistema operacional é a condição mínima para a entrada em atividade. Esse breve intervalo de tempo pode ser uma brecha na segurança no caso de uma solução de software.

Apresentada no formato ATX míni, a 6150K8MA aceita qualquer processador Athlon 64 de 939 pinos. Conta com um slot PCI-E x16, três PCI, quatro portas SATA 300 (com RAID 0, 1, 0+1 e 5) e oito USB 2.0, além das tradicionais portas IDE-ATA (duas), disquete, serial, paralela, USB, FireWire, rede Gigabit Ethernet e som integrado de 7.1 canais. A placa também traz quatro slots de memória que devem ser montados aos pares para tirar proveito do recurso de dual channel – módulos DDR 266, 333 e 400 MHz com limite máximo de 4 GB são aceitos. Para aplicações 3D, a GeForce 6150 já conta com suporte para
DirectX 9 Pixel Shader 3.0, podendo alocar até 128 MB da memória principal do PC.

Para testar a placa, utilizamos uma configuração cedida pela NVidia do Brasil com processador Athlon 64 3000+, 1.024 MB de SDRAM DDR 400, unidade de DVD Sony DDU1615 e um disco rígido SATA 300 de 7.200 rpm da Westen Digital. A placa da Foxconn obteve média de 90 pontos no PC WorldBench 5, 160 pontos no Sysmark 2004 e 3.395 pontos no PCMark’04. Nos testes de aceleração gráfica, a GeForce 6150 bateu 3.252 pontos no 3-DMark 2001 SE e 610 pontos no 3-Dmark’05. Esses números ficaram um pouco abaixo dos obtidos pelo Dimension 5150 (leia análise na página 38), mas vale observar que essa diferença de desempenho pode estar relacionada ao processador, já que o desktop da Dell usa um chip de 3,4 GHz, enquanto o Athlon 64 3000+ roda a 2,0 GHz. Feita essa consideração, a configuração com a 6150K8MA não fez feio. A placa da Foxconn mostrou ser um ótimo ponto de partida para a montagem de um computador de uso geral ou mesmo de uma central de mídia que possa tirar proveito do seu formato ATX míni.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site