Imagem de fundo do header
Desempenho em alta
Home  >  Review
REVIEW

Desempenho em alta

HP lança seu primeiro desktop com processador AMD dual core de 64 bits

Mário Nagano

Foto:

dx5150Os processadores dual core são chips de última geração com dois núcleos que trabalham em paralelo. Com isso, é possível realizar tarefas simultaneamente sem comprometer o desempenho da máquina. O PC World Test Center testou o primeiro desktop da HP com processador AMD dual core de 64 bits, com bons resultados. A versão topo de linha do dx5150 dual core (3.199 reais), traz processador Athlon 64 X2 3800+, 1.024 MB de memória SDRAM DDR 400, disco rígido SpinPoint HD160JJ da Samsung de 160 GB (com interface SATA 300 e suporte para NCQ) e gravador de DVD Dual Layer. Também há uma versão mais em conta com 512 MB de RAM, 80 GB de disco e unidade de CD-RW/DVD, por 2.799 reais.

Nos testes realizados, o dx5150 bateu 151 pontos no PC WorldBench 5 e 5.045 pontos no PCMark 04, uma das pontuações mais elevadas já vista em um PC de mesa. Com relação ao desempenho gráfico, a aceleradora Xpress 200 da ATI não impressiona, com 492 pontos no 3DMark 05 e 3.576 pontos no 3Dmark 2001SE. Isso mostra que jogos não é o forte desse produto – embora isso possa ser corrigido com a instalação de uma placa de vídeo PCI-E como a Radeon X600 ou GeForce série 6xxx ou superior.
O dx5150 original foi lançado nos Estados Unidos no ano passado, e sua atualização para dual core exigiu apenas a troca do chip velho pelo novo, comprovando assim a promessa da AMD de garantir uma migração tranqüila para a nova tecnologia, já que a plataforma tecnológica e o soquete são os mesmos. Em muitos casos, basta atualizar BIOS.

A base desse projeto é a placa mãe MS-7050 Ver.1.3 baseada no chipset ATI Radeon Xpress 200. Trata-se de uma placa Baby-ATX com dois slots PCI, um PCI-E x1 e outro PCI-E x16, além de quatro slots para pentes de memória DDR 400 que devem ser montados aos pares para trabalhar no modo dual-channel. A capacidade máxima dessa placa é de 4 GB.

O equipamento vem com oito portas USB 2.0 (duas montadas na frente e seis atrás), portas serial, paralela, de rede Gigabit Ethernet e de som na frente e atrás do gabinete, com uma ligação direta com o alto-falante interno do PC, o que dispensa o uso de caixas de som externas. Seu gabinete minitorre possui ótimo padrão de acabamento e construção sólida, além de ser do tipo “toolless” ou seja, pode ser quase que totalmente desmontado sem o uso de ferramentas, com todas as travas sinalizadas ou na cor verde, o que facilita em muito a rápida manutenção do sistema.

No interior do painel frontal há dois jogos de parafusos reservados para a instalação de um disco ou CD-ROM adicional. Completa o conjunto um teclado em português e mouse óptico e o Windows XP Pro – vale lembrar que ele está pronto para o Windows XP de 64 bits e até mesmo o Vista. A garantia é de três anos com atendimento no local.

A impressão inicial sobre o dx5150 é positiva, principalmente com relação ao seu potencial de preservação do investimento, já que ele está preparado para sistemas operacionais e outros softwares de 64 bits.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site