Imagem de fundo do header
Para a hora do aperto
Home  >  Review
REVIEW

Para a hora do aperto

Norton Ghost 10 facilita a criação de cópias de segurança e utiliza o próprio CD de instalação para recuperar arquivos

Foto:

Norton Ghost 10 facilita a criação de cópias de segurança e utiliza o próprio CD de instalação para recuperar arquivos

Você está preparado para uma pane em seu sistema? Como recuperar a saúde do computador após a instalação (ou remoção) malsucedida de um programa? Questões como estas podem ser respondidas com aplicativos de backup e recuperação de sistemas, caso do Norton Ghost 10, da Symantec. Ele oferece uma solução acessível (109 reais) e simples de utilizar. Bastar ter um sistema para armazenar os dados – seja uma partição do HD, um disco rígido extra ou externo, memória Flash, gravador de DVD ou uma unidade de fita.

ghost1

O Ghost 10 é destinado ao Windows XP e 2000. Para versões anteriores do sistema operacional da Microsoft (98 e Me), a Symantec oferece o Ghost 2003, que conta com menos recursos. Em sua nova versão, o produto facilita a cópia exata do disco rígido, setor a setor. Assim é possível, em caso de pane, recuperar o sistema exatamente como estava quando a imagem do HD foi criada.

Para iniciar o sistema que não responde, basta utilizar o próprio disco de instalação do programa, que se encarrega de restabelecer os dados a partir da imagem do disco. Esse recurso, batizado como Symantec Recovery Disk, possui uma interface semelhante à do Windows. Pena que não permita criar uma imagem durante sua execução. Isso poderia ser útil para salvar arquivos não incluídos no backup e que se perdem na restauração. Curiosamente, isso é possível com a versão 2003.

Se não houver a necessidade de copiar o sistema completo, ele permite  resguardar fotos, música ou documentos importantes, por exemplo. A ferramenta é capaz de realizar cópias incrementais com as últimas modificações realizadas nos arquivos, bem como planejar backup automático e pontos de recuperação, que podem ser programadas por data, de uma maneira muito mais fácil que antes, quando era necessário obrigatoriamente passar por um assistente. É possível recuperar ainda um arquivo ou pasta com o uso do explorador. Ele permite procurar os dados desejados dentro do arquivo de segurança, sem a necessidade de vasculhar toda a cópia. Dessa forma, o Ghost é útil tanto para grandes como pequenos desastres.

ghost2

Entre as novas funcionalidades também estão criptografia forte (AES de 128, 192 ou 256 bits) e a atribuição de senhas aos pontos de recuperação, para permitir sua utilização exclusivamente por pessoas autorizadas. E dá para continuar trabalhando mesmo durante o processo de cópia. É só ajustar o consumo de recursos do computador. O Ghost também é capaz de realizar uma cópia de segurança do equipamento clicando no botão físico que o disco rígido externo do Maxtor possui, sem iniciar o próprio software (recurso disponível apenas para os discos da série Maxtor OneTouch). E os administradores conseguem criar e restaurar cópias em redes com fio (não funciona com wi-fi).

Se você não possui um programa de backup, a versão 10 do produto é uma opção interessante. Os mais inexperientes gostarão da interface intuitiva do programa (a mais fácil entre todos os programas similares). E para usuários avançados, não faltam recursos, embora mais escondidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site