Imagem de fundo do header
Da cópia à impressão
Home  >  Review
REVIEW

Da cópia à impressão

Pixma MP150 não surpreende, mas também não decepciona, no trabalho em casa ou no escritório doméstico

Mário Nagano

Foto:

Pixma MP150 não surpreende, mas também não decepciona, no trabalho em casa ou no escritório doméstico

pixma mp150 - 250x175Convenientes e cada vez mais acessíveis, os multifuncionais caíram no gosto do consumidor. De uns anos para cá, a grande maioria das pessoas escolhe um modelo da categoria na hora de comprar um equipamento para impressão. Há opções tanto para empresas como para casa. O modelo a jato de tinta Pixma MP150, da Canon, enquadra-se no segundo grupo.

Apesar de sua inclinação para o ambiente doméstico, o Pixma MP150 não é propriamente compacto (mede 44,3 centímetros de largura por 18,1 de altura e 38,1 de profundidade e pesa 5,4 quilos). Nessas dimensões, reúne funções de impressão, cópia e digitalização, mas não inclui recurso de fax. Seu painel de controle é simples, com botões específicos para cópias em cores ou em preto e branco, número de cópias (até 9), tipo de papel (A4 normal, A4 fotográfico e 10x15 fotográfico), início de digitalização, ajuste de tamanho da cópia para o tamanho da folha e manutenção do sistema. No lugar do visor LCD, o MP150 apresenta um display numérico de apenas um dígito que informa, basicamente, o número de cópias e as funções de manutenção do sistema por meio de letras.

O sistema de impressão é do tipo jato de tinta com tecnologia FINE (Full-photolithography Inkjet Nozzle Engineering), capaz de injetar gotas de tinta de até 2 picolitros, resultando na resolução máxima de 4.800 por 1.200 pontos por polegada (ppp) com velocidade declarada de 22 ppm em mono e 17 ppm em cores. A diferença de desempenho deve-se ao fato de a cabeça de impressão do cartucho preto (PG-40) possuir um número de ejetores de tinta bem maior do que o da cabeça de impressão do cartucho colorido (CL-41). Os testes comprovaram essa disparidade: o equipamento imprimiu 6,2 páginas por minuto (ppm) no modo normal em preto, 6,4 ppm no modo rascunho em preto e 2,6 ppm em cores. Em outras palavras, teve desempenho muito bom na produção de documentos monocromáticos e performance mediana nas impressões de materiais coloridos.  A qualidade de impressão é muito boa, mesmo com o uso de papel comum, apesar de produzir imagens um tanto puxadas para o amarelo. Como copiadora, o desempenho foi semelhante – ou seja, veloz em mono (15,36 segundos) e apenas razoável em cores (49,61 segundos).

Para os adeptos da fotografia digital o equipamento oferece apenas a interface PictBridge e a capacidade de imprimir imagens sem borda nos tamanhos A4, 10 x 15 e 13 x 18. Não inclui sequer um leitor de cartões de memória. É no scanner que estão algumas peculiaridades do produto. O modelo de mesa com tecnologia CIS (Contact Image Sensor) tem resolução nativa de 1.200 por 2.400 ppp e pode digitalizar até dez imagens ao mesmo tempo, como fotos ou documentos, desde que se mantenha uma distância mínima de 1 centímetro entre as bordas. Outro recurso útil é a possibilidade de gravação de uma ou várias imagens capturadas diretamente no formato PDF. (MN)

Atenção ao software
O driver de impressão do equipamento da Canon é bastante rico em recursos, com vários ajustes de imagem, redução de ruídos e um conjunto de ferramentas de manutenção bastante inusitadas, incluindo rotinas para limpeza do fundo da impressora e dos roletes de tração e reprogramação para o modo silencioso. Esse modo reduz a velocidade do motor de tração do papel em determinadas horas do dia ou da noite. Fora o driver, a empresa oferece um generoso pacote de programas próprios, como o gerenciador de tarefas MP Navigator 2.0, o Easy-WebPrint, um complemento que instala um botão no Internet Explorer para facilitar a impressão de páginas da web, e o Easy-PhotoPrint, que prepara imagens para impressão.Além disso, acompanha o Pixma MP150 o programa OCR OmniPage SE, da ScanSoft, e o editor de imagens PhotoStudio, da ArcSoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site