Imagem de fundo do header
Compacta e versátil
Home  >  Review
REVIEW

Compacta e versátil

Câmera digital Photosmart R727 é menor que um maço de cigarros, mas tem LCD de 2,5 polegadas e muitos recursos

Mário Nagano

Foto:

Câmera digital Photosmart R727 é menor que um maço de cigarros, mas tem LCD de 2,5 polegadas e muitos recursos

r727Pequena, mas com tela grande. Assim é a HP Photosmart R727, máquina fotográfica com resolução de 6,2 megapixels e que mede 9,3 centímetros de largura por 6,1 de altura e 2,3 de profundidade e pesa 130 gramas (sem as baterias). Não é maior que um maço de cigarros e cabe facilmente no bolso da camisa. Apesar do tamanho reduzido, tem tela de cristal líquido de 2,5 polegadas e empunhadura bastante confortável, com um bom apoio para o dedo médio e o polegar, que se posiciona naturalmente sobre seu controle de zoom.

Nos testes realizados por PC WORLD, a R727 mostrou ser um equipamento com muitos recursos, fácil de usar e com qualidade de imagens muito boa, apesar de áreas da imagem fora de foco apresentaram efeito de ruído, em uma análise mais cuidadosa – o que pode ser facilmente corrigido ou suavizado com um editor de imagens.

Ela vem com memória interna de 32 MB (o que permite armazenar algo em torno de 16 imagens na resolução padrão), um slot para cartão SD localizado no mesmo compartimento da bateria e entradas para o adaptador de rede elétrica (que tam-bém pode recarregar a bateria), além de porta para conexão USB 2.0, para se co-nectar ao PC.Sua objetiva de 6,5~19,6 mm / f3.5~4.2 é do tipo zoom de 3x, o que cobre a maior parte das necessidades de qualquer usuário, ou seja, um ângulo de visão aberto o bastante para fotos de grupo e fechado o bastante para retratos.

A R727 não aceita lentes auxiliares e não possui visor óptico. Para ver as fotos, é necessário utilizar seu generoso LCD. Se, por um lado, ele facilita a visualização, por outro, tem maior consumo de bateria e ainda obriga o fotógrafo a segurar a câmera a uma certa distância do olho numa posição que não dá muita estabilidade para a câmera e pode gerar fotos levemente tremidas.

O equipamento possui 11 modos pré-programados, incluindo um específico para fotografar documentos impressos e outro para montar imagens em panorama (até cinco por grupo). Os usuários podem se divertir alterando alguns recursos como o modo de fotometragem, exposição, balanço de branco, zona de foco, sensibilidade ISO (100~400), além de contraste, nitidez e saturação de cores.

hp_tela1

Um dos recursos mais interessantes da R727 é sua capacidade de analisar uma foto tirada de maneira crítica – o chamado HP Image Advice. Se ela não gostar de sua foto, mostrará que ela está fora de foco, além de sugerir que o usuário utilize um tripé e o modo de disparo automático ou mesmo ligue o flash embutido. Ela também conta com um sistema de ajuda com temas como dez melhores dicas para tirar uma boa foto, descrição dos acessórios opcionais ou mesmo onde encontrar ajuda em caso de problemas – tudo em português.

hp_tela2

Quer editar sua foto? A câmera  permite girar e recortar uma imagem, corrigir o-lhos vermelhos, alterar cores, adicionar bordas e até aplicar filtros artísticos com nomes sugestivos como Pontos de tinta, História em quadrinhos, Aquarela, Foco central, Retrô, Delgado e Caleidoscópio, entre outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site