Imagem de fundo do header
Um player melhor e muito mais rápido
Home  >  Review
REVIEW

Um player melhor e muito mais rápido

Windows Media Player tem interface mais eficiente e garante acesso rápido às músicas, aos artistas e aos álbums

Eric Dahl – PCW/EUA

Foto:

Windows Media Player tem interface mais eficiente e garante acesso rápido às músicas, aos artistas e aos álbums

A Microsoft está dando uma cara nova para o Windows Media Player ao fazer a maior revisão geral do produto em anos. A empresa anunciou a versão beta do novo player recentemente, que exibe uma interface no mesmo estilo do Windows Vista e melhorias nos recursos de manipulação de grandes bibliotecas e capas de álbuns. Nos Estados Unidos, a versão inclui também a integração com uma nova loja de vendas de músicas digitais da MTV.

WMP11 - telaUsamos por um tempo o beta do Windows Media Player 11. Sua aparência eficiente e seu desempenho aprimorado mostraram-se impressionantes. O novo serviço de música Urge, da MTV, também está totalmente integrado ao novo player, permitindo a você gerenciar downloads de música e assinaturas de faixas em um única interface. Infelizmente, o acesso à loja não está disponível para usuários brasileiros.

Quem não quer esperar pela versão final do novo player da Microsoft pode baixar o beta clicando aqui. Veja, a seguir, um resumo dos principais destaques do WMP 11.

WMP chega à versão 11
A primeira coisa que você vai notar no novo Windows Media Player é quão funcional é a nova interface.  A Microsoft tentou chegar a um visual menos desordenado com esta edição, apostando as fichas em algumas das diretrizes de design traçadas para o Vista, e o resultado parece muito bom.

O Instant Search é a estrela do Windows Media Player 11. Mesmo quando você está lidando com grandes bibliotecas, o recurso de busca é incrivelmente rápido, atualizando os resultados à medida que você digita cada letra de sua pesquisa para ajudar a, rapidamente, percorrer a coleção de músicas e encontrar a canção, o álbum ou o artista que deseja.

A visualização de álbuns e artistas na forma de árvore pode sumir do painel esquerdo em favor de uma abordagem da navegação que foca na busca e na parte central da janela do player. As capas dos álbuns assumem papel muito mais significativo nesse novo método. Quando você tem vários álbuns de um mesmo artista, o WMP mostra as imagens das capas sobrepostas na visualização Artist para dar a você uma sugestão visual quando navega por sua coleção.

O WMP 11 usa o recurso Advanced Audio Fingerprinting – baseado na forma de onda da própria canção, em vez de qualquer metadado incompleto que já exista no arquivo – para combinar a música em sua coleção com os metadados adequados (número de faixas, nome do álbum, ano de produção e assim por diante) e a capa do álbum. Isso ajuda a identificar corretamente diferentes versões de canções que apareçam em múltiplos álbuns. Automaticamente, o Media Player captura essa informações em segundo plano, ou você pode optar por ter isso atualizado de uma única vez ao escolher a opção Apply Media Information Changes do recém-simplificado menu Library.

Cada um dos botões do menu principal no WMP11 exibe apenas as opções mais importantes – um jeito similar ao design da interface do Windows Vista. O menu RIP, por exemplo, permite a você modificar as configurações importantes, como o formato e a bit rate, com apenas poucos cliques. As configurações que são alteradas com menor freqüência, como a definição de nomes de arquivos e o local onde são normalmente guardados os arquivos ripados, ficam escondidas em uma tradicional caixa de diálogo More Options.

Além da interface

Depois que você explorar os recursos mais aparentes do WMP 11, poderá encontrar alguns dos aprimoramentos nos recursos de sincronização e queima do programa. Você pode escolher o que quer sincronizar ou queimar selecionando álbuns, artistas, listas de músicas ou faixas para um painel à direita que aparece sempre que esses botões são acionados. Neste painel, um útil ícone e um medidor mostra para que dispositivo você está transferindo as canções e quanto espaço restará quando tiver concluído a tarefa.

O WMP 11 divide faixas em múltiplos discos se você tenta queimar mais faixas do que as que cabem em um única mídia. Os recursos de sincronização reversa e de sincronização de múltiplos PCs auxiliam a arquivar gravações de voz e de FM de um MP3 player ou a manter uma coleção consistente em diferentes computadores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site