Imagem de fundo do header
Saúde é o que interessa
Home  >  Review
REVIEW

Saúde é o que interessa

Novo monitor de 17 polegadas da Samsung promete tornar o ambiente mais higiênico

Mário Nagano

Foto:

Novo monitor de 17 polegadas da Samsung promete tornar o ambiente mais higiênico

syncmaster796MBPlus - 250x232Os novos monitores de tela plana de 17 polegadas da Samsung incluem
um recurso no mínimo inusitado: a tecnologia Magic Green, já aplicada às TVs da empresa, promete tornar o ambiente em volta mais saudável. Segundo a empresa, a presença de íons negativos, gerados por reações com moléculas de água, atrai partículas com carga positiva presentes no ar, como fumaça do cigarro, pólen e esporos de mofo, formando assim concentrações que se precipitam no ambiente e não podem ser aspiradas pelas pessoas.

No caso dos monitores da Samsung, a geração de íons negativos é feita pelo próprio tubo de imagem. A novidade não pára aí. O tubo ainda produz o efeito FIR (Far Infrared Ray) que, segundo a empresa, também ajuda a limpar o ar. Para completar, a tela anti-reflexiva do monitor recebeu tratamento à base de TiO2 e Silver Nano, elementos que propiciam um efeito antibactericida. Se isso tudo funciona? Difícil saber.

Questões de saúde à parte, resta saber se os equipamentos atendem às expectativas como monitores. O PC World Test Center avaliou a versão mais avançada da linha, o SyncMaster 796MB+, capaz de reproduzir telas de até 1.600 por 1.200 pontos a 68 Hz, com preço sugerido de 519 reais. Por 60 reais a menos, é possível levar o SyncMaster 794MB+ com resolução máxima de 1.280 por 1.024 pontos a 65 Hz. Na verdade, essas altas resoluções servem mais para impressionar o consumidor do que para uso no dia-a-dia – taxas de atualização na faixa dos 60 Hz produzem um efeito incômodo, com a tela parecendo cintilar. Ao analisar as especificações técnicas de cada modelo, encontramos os chamados modos recomendados: 1.024 por 768 pontos a 85 Hz, para o 794MB+, e 1.280 por 1.024 pontos a 75 Hz, para o 796MB+. Pela diferença de preço, sugerimos a compra da segunda opção.

O 796MB+ tem controles manuais localizados na lateral direita, identificados por pequenos ícones de difícil visualização, já que estão gravados diretamente na moldura. Dois botões desse painel receberam novas funções de acesso direto (Magic Brite e Magic Zone), identificadas apenas por uma etiqueta transparente colada no painel, o que dá a idéia de uma solução de última hora. O Magic Brite é um controle de brilho pré-configurado para melhorar a visualização em várias situações diferentes, como leitura de textos, navegação na internet, jogos e reprodução de filmes. O Magic Zone, por sua vez, traz um conceito mais complexo – ele permite ao usuário criar uma janela de brilho em qualquer parte da tela com o objetivo de destacar alguns detalhes.

Nos testes, o SyncMaster 796MB+ teve desempenho um pouco melhor que o modelo 794MB, integrante do grupo de monitores de 17 polegadas avaliado na edição de janeiro de 2006 e ganhador do Best Buy (leia teste em www.pcworld.com.br/teste17polegadas), com uniformidade de brilho de 1 (ou seja, sem variação por toda a tela) e relação de contraste de 29,85. Isso mostra que o 796MB+ é um bom produto e que a adição do Magic Green pode agregar valor. Para os céticos, fica o consolo de, como a Samsung não cobra nada a mais por isso, se bem não fizer, pelo menos o recurso não encarece o produto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site