Imagem de fundo do header
O antivírus está onde você precisa
Home  >  Review
REVIEW

O antivírus está onde você precisa

Basta conectar-se à internet para utilizar o novo pacote de segurança MyV3

Daniel dos Santos

Foto:

Basta conectar-se à internet para utilizar o novo pacote de segurança MyV3

myfirewallNão importa onde você esteja. Se há uma conexão com a internet, é possível utilizar o pacote de segurança MyV3, ferramenta online que reúne antivírus, firewall e anti-spyware, desenvolvida pela empresa coreana Ahnlab e distribuída no Brasil pela companhia Net2K. A idéia é bem prática, já que não é preciso perder tempo com processos longos de instalação ou ficar restrito a um único computador, mas o desempenho do produto nos testes realizados por PC WORLD foi apenas mediano.

Para utilizar a solução, basta entrar no site da empresa (www.myv3.com.br) e preencher um cadastro, com a criação de nome de usuário e senha. Há uma versão gratuita para testes válida por um mês (a assinatura anual sai por 59,90 reais). Ao solicitar a execução de módulos como o MyV3 RTS (antivírus), é descarregada a ultima versão do engine do software e surge um ícone do produto na bandeja do sistema, próximo ao relógio.  Se você não quiser ter o trabalho de executar os programas ao ligar o computador, utilize o Speedup, que ativa o firewall e o antivírus assim que o sistema operacional é carregado – basta inserir sua senha para que eles entrem em ação.  A maior parte da interface do pacote está em inglês, com algumas “pitadas” de português, com frases como “há um vírus no arquivo compactado”.

O MyFirewall identificou e bloqueou automaticamente 48 portas que poderiam ser utilizadas por ferramentas de hackers, além de liberar o acesso de programas legítimos, como o software de mensagens instantâneas MSN Messenger.  Nos testes de checagem de portas vulneráveis (Port Scan) e no de envio de pacotes (Simple Probe), ambos fornecidos pela Hacker Watch.org, o programa saiu-se bem, com o bloqueio do tráfego e a indicação de que as portas estavam seguras. Porém, quando submetido ao LeakTest (ferramenta online de análise da eficiência de firewalls da Gibson Research, disponível em grc.com/lt/leak test.htm), o software permitiu a conexão sem questionar a ação.

Confrontadas com um pacote de 40 pragas virtuais, com programas espiões e vírus, as ferramentas do MyV3 identificaram apenas 50% das ameaças, um resultado modesto. Para avaliar a capacidade de barrar perigos como phishing scams , e-mails fraudulentos que são uma das principais ameaças no Brasil, o sistema com o MyV3 também foi exposto a mensagens falsas.

Entre os temas dos golpes utilizados na avaliação, todos circulando pela web, estão “Você foi premiado para ver a Copa do Mundo”, “Presidente Lula em situação embaraçosa”, “Nova barra MSN & Orkut” e “Vídeos proibidos do acidente com os Mamonas Assassinas”. Todos esses e-mails trazem links para programas nocivos, como o Trojan-Spy.Win32.Banker e o Spy.Win32.Banker. Mas o MyV3 identificou apenas metade dos emails com fraudes online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site