Imagem de fundo do header
Boot Camp faz seu Mac atuar como XP
Home  >  Review
REVIEW

Boot Camp faz seu Mac atuar como XP

Desempenho do utilitário da Apple é superior ao do Parallels Workstation 2.1

Eric Dahl – PCW/EUA

Foto:

Desempenho do utilitário da Apple é superior ao do Parallels Workstation 2.1

O Windows XP chegou em Macs baseados em Intel graças a dois programas novos – o Boot Camp, da Apple, e o Parallels Workstation 2.1, da Parallels. Testamos ambos e consideramos o Boot Camp uma opção de alta performance fascinante para quem quer executar o OS X, mas ainda precisa do Windows para produtividade ou games. 

boot camp tela - 399x140O Boot Camp e o Parallels adotam abordagens diferentes para levar o Windows a Macs. O utilitário da Apple automatiza o processo de criação de uma máquina dual boot capaz de rodar o Windows nativamente. Esta funcionalidade será incorporada ao próximo release do Mac OS X, apelidado de Leopard. Em comparação, o Parallels, um download de 40 dólares, emprega tecnologia de virtualização da Intel para rodar o Windows e outros sistemas operacionais de dentro do OS X.

Quão bem eles funcionam? Rodamos o instalador do Boot Camp em um iMac e o processo foi surpreendentemente tranqüilo. Os drivers gráficos mostraram-se sólidos e a resposta do monitor em testes com aplicativos e jogos foi boa. Como ambiente de sistema operacional virtual, o Parallels não pôde executar os testes com o World-Bench 5 ou jogos, mas apresentou desempenho adequado em outros testes práticos. 

O Boot Camp funciona apenas nos novos Macs com Intel e exige a versão mais recente do Mac OS X (10.4.6) e uma atualização de firmware. Depois de atualizar seu micro, você pode baixar, instalar e rodar o Boot Camp Assistant, que queima um CD de drivers do Windows e ajuda a particionar seu disco e instalar o XP. No iMac que testamos, o Boot Camp lidou inteligentemente com a série de reboots necessários para configurar o XP. Depois que o sistema está totalmente configurado, você pode pressionar Option enquanto reinicia para escolher com qual sistema operacional vai iniciar. O Boot Camp também instala uma página de preferências do OS X e um applet Painel de Controle do XP correspondente para que você escolha o sistema padrão. Com o Boot Camp, nosso sistema funcionou como um verdadeiro PC Windows em testes de aplicativos. As redes cabeada e wireless idem.

O veredicto sobre o Boot Camp? Impressionante. O hardware do iMac usado é similar ao de notebooks avançados e os resultados com aplicativos e jogos foram exatamente o que você esperaria deste tipo de máquina.  O Parallels, por sua vez, tem o jeito de um sistema operacional virtual. O desempenho fica um pouco abaixo do que você obteria com o PC Virtual, mas o ambiente mostrou-se estável e eficiente para executar aplicativos que não exijam muito da máquina.

Boot Camp disputa pau a pau com PCs Windows

SistemaWorldBench 5 (1)CPU e
RAM
Hardware
gráfico
Doom 3 (2)Far Cry (2)
iMac
(Apple)
96Core Duo de 2 GHz
 e 1 GB de RAM
ATI Radeon X1600,
128 MB de RAM
96 (3) / 48 (4)93 (3) / 65 (4) 
       
Nx9420 (HP) 101Core Duo de 2,16 GHz
 e 1 GB de RAM
ATI Mobility Radeon
X1600, 256 MB de RAM
101 (3) / 44(4)93 (3) / 62 (4)
       
TravelMate 8200 100Core Duo de 2 GHz
e 2 GB de RAM
ATI Mobility Radeon
X1600, 256 MB de RAM
100 (3) / 56 (4)101 (3) / 77 (4)

Notas: (1) Quanto maior, mais rápido; (2) Números em quadros por segundo; (3) Resolução de 1.024 x 768 pontos; (4) Resolução de 1.600 x 1.200 pontos

Testes conduzidos pelo PC World Test Center EUA

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site