Imagem de fundo do header
Cor também nos impressos do escritório
Home  >  Review
REVIEW

Cor também nos impressos do escritório

Impressora CLP-600N, da Samsung, imprime em cores e em preto com a mesma velocidade

Mário Nagano

Foto:

Impressora a laser CLP-600N, da Samsung, imprime em cores e em preto com a mesma velocidade

CLP-600N - 266x263A Samsung foi chegando meio de mansinho no mercado de impressão. Primeiro, trouxe alguns equipamentos multifuncionais e impressoras a laser monocromáticas. Mais recentemente, mostrou sua solução de impressão em cores para pequenas empresas ou departamentos de grandes corporações. A CLP-600N é um modelo a laser de 21 páginas por minuto (ppm), visual simples e dimensões reduzidas (46,4 centímetros de largura por 44,5 de altura e 46,4 de profundidade). 

Seu mecanismo de impressão é bem simples: o papel sai da bandeja de alimentação, passa pelos cilindros de imagem e continua em direção à unidade fusora, terminando na parte superior da impressora. Nesse percurso, não faz mais do que duas ou três curvas acentuadas. Conhecida como Single Pass, essa tecnologia tem a vantagem de conseguir praticamente a mesma velocidade de impressão, seja nos trabalhos em cores, seja em preto-e-branco. Foi o que constatamos nos testes de desempenho: a CLP-600N atingiu velocidade média de 11,6 ppm nos dois tipos de documento, um desempenho bom. Para imprimir uma página de gráficos no Corew Draw 9, o equipamento gastou 30,9 segundos, resultado similar ao obtido por outros equipamentos da categoria.

Como nos modelos da HP, os cartuchos de toner da CLP-600N já vêm com os cilindros de imagem integrados. Essa característica garante um cilindro novo a cada reposição de toner. Os quatro cartuchos que acompanham o equipamento são de demonstração, ou seja, têm autonomia de apenas 2 mil impressões, contra 4 mil dos suprimentos de linha. Os cartuchos coloridos têm preço sugerido de 500 reais cada (vermelho, amarelo e ciano), enquanto o toner preto é um pouco mais barato – 400 reais. Feitas as contas, chega-se ao custo por página impressa da ordem de 47 centavos. É um valor razoável, mas insuficiente para colocar a CLP-600N nas primeiras colocações de uma lista das impressoras a laser coloridas mais econômicas. Fora o toner, de tempos em tempos – ou, mais exatamente, a cada 35 mil impressões – é necessário trocar a cinta de transporte do papel (CLPT600A).  Fora o custo de 220 reais, essa operação pode ser feita facilmente por qualquer usuário, sem o auxílio de um técnico.

Outra característica da CLP-600N é seu baixo nível de ruído. Durante o funcionamento, o equipamento da Samsung emite em torno de 50 decibéis. O consumo máximo é de 450 watts, bem abaixo dos 670 watts da Brother HL-2700CN, porém bem acima dos 190 watts da Color LaserJet 2600n, da HP, avaliadas em dezembro do ano passado. Segundo a Samsung, o ciclo de trabalho mensal é de 45 mil impressões, valor um pouco acima da média dos equipamentos do segmento. Fora isso, a CLP-600N aceita uma segunda bandeja de papel para mais 500 folhas. Somada à bandeja original para 250 folhas e à entrada secundária com capacidade para 100 folhas, chega-se a uma carga máxima de 850 folhas.

A CLP-600N já vem com porta de rede Fast Ethernet para sua conexão a uma rede local. Opcionalmente, é possível trocar essa porta por outra compatível com o padrão Wi-Fi 802.11g. Quem não precisa que o equipamento trabalhe em rede pode optar pelo modelo CLP-600. Apesar desses pontos positivos, faltam alguns recursos, como o suporte a PostScript, a possibilidade de expansão da memória e a oferta de tarifador interno para o gerenciamento das impressões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site