Imagem de fundo do header
Firme no clique
Home  >  Review
REVIEW

Firme no clique

Câmera SD700 IS combina elementos como desenho compacto, recursos inteligen-tes e estabilização de imagem

Mário Nagano

Foto:

Câmera SD700 IS combina elementos como desenho compacto, recursos inteligentes e estabilização de imagem


sd700isFotos tremidas? Para aqueles que não conseguem manter a câmera firme na hora de capturar uma imagem, a nova Canon PowerShot SD700 IS Digital Elph é uma boa pedida. O equipamento conta com um sistema de estabilização de imagem (IS) capaz de corrigir os mais leves movimentos da câmera na hora da exposição, evitando imagens borradas.

Utilizada há vários anos em teleobjetivas, filmadoras e até mesmo binóculos da Canon, a tecnologia IS utiliza pequenos sensores giroscópicos capazes de detectar movimentos e enviar sinais de correção para um grupo de lentes dentro da objetiva, que alteram seu alinhamento de acordo com esse sinal, anulando assim o efeito indesejado.

Sua resolução de 6 megapixels não está entre as mais avançadas para os padrões atuais, mas é capaz de produzir imagens de até 2.816 por  2.112 pixels, o que atende plenamente às necessidades do seu público-alvo, ou seja, fotógrafos casuais e amadores que apreciam câmeras do tipo “point-and-shoot”.

Como é tradição na linha Elph, a SD700 IS possui um corpo relativamente leve (195 gramas) e compacto (5,7 centímetros de largura por 9 de altura por 2,6 de profundidade). Boa parte da frente da câmera possui acabamento em metal, o que passa um ar de solidez e sofisticação. Sua objetiva com zoom de 4x (equivalente a 35~140 mm em sistemas de 35mm) oferece boa flexibilidade para uma câmera desse tipo. O sistema IS é particularmente útil quando usamos o extremo do modo tele, que normalmente reduz a quantidade de luz, que entra na objetiva, obrigando o uso de exposições mais longas.

Outra alternativa é alterar a sensibilidade da escala ISSO, que na SD700 IS pode variar de 80 a 800. Quase toda a parte de trás da câmera é dominada por um gran-de painel LCD de 2,5 polegadas, com a maioria dos controles concentrados na la-teral direita da câmera, bem ao alcance do polegar.

Para os fotógrafos que não gostam de enquadrar com o LCD, a boa notícia é que a Canon manteve um pequeno visor óptico na SD700 IS, que pode ser útil em locais onde o LCD não apresenta boa visibilidade ou mesmo para economizar energia.

Sua pequena bateria NB-5L de 3,7 V só pode ser recarregada por meio de um a-daptador externo (CB-2XL) incluso, que possui luz piloto e um conveniente plug de tomada retrátil, dispensando assim a necessidade de um cabo de força. Para ar-mazenar suas imagens a SD700 IS utiliza cartões SD (uma mídia de 16 MB já acompanha o produto).

Graças ao seu processador de imagem Digic II a SD700 IS produz cores belas e equilibradas. Nas fotos com flash, a iluminação não parece ser muito uniforme, mas também não se deve exigir muito de uma fonte de luz tão pequena. Nessa si-tuação, o ideal é não se afastar muito do motivo a ser fotografado.

Para testar o modo de estabilização de imagem foram feitas tomadas sob condi-ções bastante desfavoráveis, o que inclui tremer a câmera durante uma foto com pouca iluminação. Dentro de limites razoáveis, o sistema funciona bem, já que as fotos boas foram mais freqüentes que as ruins.

A imagem do LCD é bastante luminosa e nítida e sua taxa de atualização é tão rá-pida que passa a impressão de estarmos assistindo TV.A câmera permite capturar vídeos com resolução de 640 por 480 pixels a 30 qps (quadros por segundo). Bai-xando a resolução pela metade (320 por 240 pixels), é possível elevar a velocidade para 60 qps.

Alguns detalhes da sua interface gráfica merecem elogios. Por exemplo, a Canon colocou um pequeno efeito de transição entre as imagens no modo Playback e quando várias imagens são mostradas na tela ao mesmo tempo, aquela selecionada pelo usuário aparece ligeiramente ampliada.

O usuário também pode optar por vários temas disponíveis no sistema, como vide-ogame ou natureza (nesse último, a câmera late toda vez que batemos uma foto). O sistema também dispõe de um sensor de orientação inteligente, que coloca a imagem de pé independente da maneira como o usuário segura a câmera.

A SD700 IS combina elementos interessantes, como desenho compacto, recursos inteligentes, estabilização de imagem, LCD de bom tamanho e excelente acaba-mento. Só não é barata: a compacta da Canon sai por 2.599 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site