Imagem de fundo do header
O ponto central da sua rede
Home  >  Review
REVIEW

O ponto central da sua rede

Roteador wireless combina switch Fast Ethernet, ponto de acesso e compartilhador de conexão à web. Confira teste com cinco equipamentos

Mário Nagano

Foto:

Roteador wireless combina switch Fast Ethernet, ponto de acesso e compartilhador de conexão à web. Confira teste com cinco equipamentos

Se você tem mais de um computador em casa ou no escritório, saiba que a idéia de ligá-los em uma rede sem fio, seja para compartilhar arquivos, seja para conectá-los à internet banda larga, é mais fácil de ser posta em prática do que se imagina. A peça-chave para isso é o roteador wireless, um verdadeiro canivete suíço da conectividade. Os dispositivos dessa categoria combinam as funções de switch Fast Ethernet, ponto de acesso sem fio e compartilhador de conexão à web.

Com um roteador wireless, você pode, inicialmente, ligar os computadores por rede cabeada e partir para a conexão sem fio à medida que notebooks, handhelds e outros equipamentos Wi-Fi forem sendo adquiridos. Praticamente todos os roteadores wireless à venda atualmente adotam o padrão 802.11g, trafegando informações a 56 Mbps mais seguramente do que os 11 Mbps do primeiro padrão a marcar presença no país, o 802.11b.
 
Mas qual equipamento escolher? O que levar em conta na hora da compra? Para facilitar a tarefa, PC WORLD avaliou cinco modelos equipados com pelo menos quatro portas Fast Ethernet, conexão para modem de banda larga e ponto de acesso sem fio 802.11g. O confronto reuniu o AirPlus G DSL-G604T, da D-Link; o Office Connect Wireless 11g Cable/DSL Gateway (3CRWE554G72), da 3Com; o TEW-432BRP, da TrendNet; o WG-APR, da Trellis; e o WRT54GX4 da Linksys. Entre eles, o equipamento que apresentou o melhor equilíbrio entre preço, recursos e desempenho e, por isso, ficou com o título de Best Buy,foi o Office Connect Wireless. O equipamento da 3Com custa 399 reais, é sólido e teve boa performance – inferior apenas à do WRT54GX4, da Linksys, e à do WG-APR, da Trellis.

Como a maioria dos recursos de switch e compartilhamento de acesso à internet funcionam do mesmo modo, concentramos a avaliação dos roteadores no modo de comunicação sem fio padrão 802.11g, de 54 Mbps. Para isso, montamos uma pequena rede, ligando cada equipamento sob análise a um computador comandado pelo Windows 2000 Server SP4 e conectado por cabo Ethernet, que atuou como servidor de arquivos e FTP.

No papel de cliente, usamos um notebook ThinkPad X31 com interface 802.11a/b/g Mini-PCI e gerenciador ThinkVantage Access Connections, recurso que facilitou a localização e a conexão dos pontos de acesso. Movemos o cliente para fora do ambiente onde estava o access point, de tal modo que o sinal tivesse de percorrer alguns obstáculos para chegar ao notebook. Segundo o medidor do Access Connections, todos os produtos apresentaram excelente qualidade de sinal, atingindo 100% da escala do programa.

Com cada um dos produtos, verificamos também o tempo gasto na transferência de vários arquivos (upload e download) pela rede. Depois, medimos o download de arquivos de um servidor FTP, simulando uma transação via internet. Nos testes, a maior potência do transmissor não interferiu na transferência de dados, caso do D-Link com seu transmissor de 100 mW (miliwatts),que teve um resultado tão bom quanto o WG-APR, da Trellis, de 20 mW.

O WRT54GX4, da Linksys, apresentou o melhor desempenho geral, seguido de perto pelos produtos da Trellis e da 3Com (os resultados completos podem ser vistos na tabela de características). Só tem um problema: é bem mais caro (899 reais). O WRT54GX4 é uma boa pedida para quem está interessado em investir em uma tecnologia mais moderna, já que segue o padrão MIMO, abreviação de Multiple Input, Multiple Output (múltiplas entradas, múltiplas saídas). A tecnologia utiliza dois transmissores no lugar de um. Esses transmissores enviam diferentes fluxos de dados ao mesmo tempo para que sejam captados por diferentes antenas, responsáveis, por sua vez, por selecionar e reintegrar a informação original. O recurso é útil em ambientes com muitos obstáculos, garantindo conexões em locais onde outros sistemas não funcionam a contento.  O problema é que, para explorar o MIMO, é recomendável o uso de uma interface igualmente compatível com MIMO no computador. Caso contrário, o desempenho não será muito diferente do apresentado por outros modelos.

Seu orçamento está apertado? Há equipamentos simples com preços bastante atrativos. Apesar de despojados, esses produtos atenderam plenamente aos requisitos deste teste. É o caso do TEW-432BRP, da TrendNet (301 reais) e do WG-APR, da Trellis (245 reais). O AirPlus G DSL-G604T (599 reais) foi o produto que mais se aproximou do equipamento da 3Com na disputa pelo título de Best Buy, mas o custo superior deixou o produto da D-Link fora da disputa.

CLIQUE AQUI E VEJA A TABELA COM CINCO MODELOS DE ROTEADORES WIRELESS

O access point da Apple

AirPort Express até transmite músicas para aparelhos de som Antes de a plataforma Centrino virar sinônimo de rede sem fio, a Apple lançou a primeira versão de seu ponto de acesso AirPort, um dos pioneiros do padrão 802.11b. A versão mais recente do produto, o AirPort Express, compatível com 802.11g, impressiona pelo tamanho reduzido e a aparência de adaptador de rede elétrica. Além da porta WAN, o equipamento apresenta duas interfaces adicionais – uma USB para ligar e compartilhar uma impressora em rede e uma saída de som estéreo que possibilita a transmissão de músicas armazenadas no iTunes do computador ao qual está conectado diretamente para aparelhos de som. Além disso, o produto pode funcionar como um bridge wirelles, retransmitindo o sinal de um ponto de acesso mais distante. Segundo o serviço de atendimento ao usuário da Apple, o AirPort Express não foi homologado no Brasil. Entretanto, é possível encontrar o produto em lojas especializadas por 760 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site