Imagem de fundo do header
Três novas razões para fazer backup
Home  >  Review
REVIEW

Três novas razões para fazer backup

Shadow 3, KeepSafe e BounceBack Professional 7 prometem simplificar a tarefa de fazer cópias de segurança

Jon L. Jacobi - PCW/EUA

Foto:

Shadow 3, KeepSafe e BounceBack Professional 7 prometem simplificar a tarefa de fazer cópias de segurança

Backup tem de ser uma tarefa fácil. Caso contrário, simplesmente não é feita. Três produtos novos – o Shadow 3, da NTI, o Keep-Safe, da Stardock, e o BounceBack Professional 7, da CMS Products – comprometem-se a tornar a realização de cópias de segurança mais simples. Apenas dois deles, no entanto, cumprem a promessa.

Felizmente, o backup automático nativo contínuo, prometido pelo intuitivo Shadow 3, agora funciona conforme anunciado. Configure o programa de 29,99 dólares para vigiar pastas importantes e ele copirá arquivos novos e revisados em um local seguro à medida que surjam mudanças. Ao contrário do sensível Shadow 2, a versão 3 trabalhou perfeitamente nos testes.

O único problema com o qual deparamos foi uma misteriosa caixa de diálogo que anunciava que uma operação havia sido concluída com sucesso. Depois que isso aconteceu umas duas vezes, percebemos que o programa criava um backup inicial das pastas que estavam sendo vigiadas (copiando os originais para fins de proteção). A NTI já resolveu o problema. Os usuários pioneiros devem baixar a atualização.

Enquanto isso, a aposta da Stardock para backup em tempo real é o KeepSafe. Gostamos da abordagem utilitária do programa de 29,95 dólares – ele apresentou desempenho sem falhas e até oferece uma função de restauração do sistema que falta ao Shadow 3. Infelizmente, o KeepSafe não vem com opção para criar um backup inicial. Você tem de copiar seus arquivos existentes para o local de backup manualmente ou para uma  pasta que o programa já esteja vigiando.

Enquanto o Shadow 3 e o KeepSafe funcionam em tempo real, o reformulado BounceBack Professional 7, da CMS, adota a abordagem programada tradicional para backups. Nos testes informais, o programa de 70 dólares fez backups sem erros, mas ainda não sentimos que possamos recomendá-lo.

A capacidade do BounceBack de copiar o sistema inteiro para um drive de disco rígido auxiliar e torná-lo iniciável pode ser extremamente útil. Infelizmente, é uma das únicas coisas que o programa faz particularmente bem. Sua interface redesenhada, estranhamente, nada tem de intuitiva. E descobrimos que a interface permitiu definir um mesmo local como origem e destino do backup – algo muito desaconselhável.

Por padrão, o programa dá a cada job de backup o mesmo nome, e não conseguimos encontrar nenhuma maneira de eliminar um job definido anteriormente. Por fim, o BounceBack não suporta trabalhar com formatos de mídia – como disco óptico e fita – que outros aplicativos de backup programado podem suportar.

Dentre estes três aplicativos, o Shadow 3 supera o KeepSafe por sua facilidade de uso. Usuários atuais do BounceBack Professional são aconselhados a continuar com a versão 6  até a CMS dar um jeito na interface.

ProgramaBounceBack Professional 7 KeepSafe Shadow 3
DesenvolvedorCMS ProductsStardockNTI
Preço (US$) 6929,9529,99
Onde comprar www.cmsproducts.comwww.stardock.comwww.ntius.com
Avaliação técnica final 6,7 8,38,5
Pontos fortes

Permite fazer cópias de arquivos em um disco auxiliar e torná-lo iniciável

Backup em segundo plano é útil

Backup automático de arquivos está mais fácil e eficiente

Pontos fracos

Além de mais caro, tem interface fraca e não suporta algumas mídias

Não tem opção de criação de backup inicial

Não inclui restauração de arquivos 

CompatibilidadeWindows 2000/XP e Mac OS XWindows XP e Windows Server 2003Windows 2000/ XP e Mac OS X e U3

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site