Imagem de fundo do header
Fotografia via wireless
Home  >  Review
REVIEW

Fotografia via wireless

Nova câmera Coolpix P3 envia imagens para o computador ou impressora com o uso de tecnologia Wi-Fi

Mário Nagano

Foto:

Nova câmera Coolpix P3 envia imagens para o computador ou impressora com o uso de tecnologia Wi-Fi

Câmeras digitais tornam-se mais poderosas e cheias de recursos a cada dia, sem aumentar de tamanho. É o caso da Coolpix P3, da Nikon. Compacta e com sensor de 8 megapixels, a máquina inova ao trazer embutido um dispositivo Wi-Fi, interface capaz de transferir imagens para um computador ou impressora sem o uso de fios.

Com apenas 200 gramas e aproximadamente 9,2 centímetros de largura por 3,1 de altura e 6,1 cm de profundidade, a P3 é idêntica à Coolpix P4, porém incorpora a interface para comunicação sem fio. Por isso, custa 432 reais a mais (4.307, contra 3.875 reais do modelo tradicional). Embora a conexão sem fio ainda seja um pouco lenta e limitada, a comodidade pode valer o investimento, principalmente para quem já tem uma rede wireless 802.11b/g instalada e em uso.

A P3 pode trabalhar tanto no modo Infrastructure (via ponto de acesso Wi-Fi) quanto Ad-Hoc (ponto-a-ponto com um PC). A câmera também pode se comunicar diretamente com uma impressora, por meio de um acessório opcional. Por enquanto, a comunicação sem fio funciona apenas com sistemas Windows XP SP2 ou Mac OS X (10.3 ou superior).

Para colocar a Coolpix P3 na rede, é necessário instalar o utilitário incluso no CD de instalação. O software cria um perfil com os com dados da rede Wi-Fi, como SSID, endereços IP e chaves de segurança WEP, e os transmite para a câmera via cabo USB. Feito isso, basta selecionar o perfil e entrar na rede desejada. Por este método, várias câmeras diferentes podem trabalhar no mesmo ambiente.

Feita a conexão, as imagens da câmera podem ser enviadas ao PC em lotes ou em tempo real (dispare e transmita). A diferença está no tempo de transferência, já que a câmera não tira fotos enquanto estiver transmitindo dados. Nas simulações, a transmissão variou entre 1min47s para um lote de 15 fotos e 5 a 7 segundos no modo dispare e transmita. Esse último caso pode ser particularmente interessante em eventos, onde o fotógrafo pode circular tirando fotos e enviando automaticamente para um PC. Uma segunda pessoa pode tratar as imagens para impressão ou enviá-las via internet.

A idéia da comunicação sem fio é muito boa, mas ainda requer aperfeiçoamento pois a transferência é lenta, se comparada com a conexão via cabo. Além disso, as limitações da plataforma impedem, por exemplo, o envio de imagens diretamente para um site remoto via FTP. Já a qualidade das imagens capturadas pela P3 não exige correção. O modelo traz uma lente Nikkor 7,5~26,3 mm / f2,7~5,3 que equivale a uma lente de 36~126 mm em sistemas 35 mm, ou seja, zoom de 3,5x. Seu sensor é do tipo CCD de 1/1,8” de 8 megapixels, o suficiente para produzir imagens de até 3.264 por 2.448 pixels (4:3) ou 3.264 por2.176 pixels (3:2). Para armazenamento, o modelo tem 23 MB de memória interna (cerca de 15 fotos na resolução padrão) e slot para cartões SD/MMC.

Nos testes com flash foi possível notar algum ruído nas áreas mais escuras, mas nada que comprometa o resultado final. O estabilizador de imagem funcionou melhor no modo “VR-Active” que no modo padrão. Para garantir uma boa imagem, a P3 também conta com o curioso BSS (Best Shot Selector), recurso que tira até dez fotografias enquanto o botão de disparo estiver pressionado e depois preserva apenas a mais nítida.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site