Imagem de fundo do header
Um rival para o iPod Nano
Home  >  Review
REVIEW

Um rival para o iPod Nano

Zen V Plus, da Creative, é um MP3 player com bons recursos e capacidade para brigar com o equipamento da Apple

Por Eric Dahl - PC World EUA

Foto:

Zen V Plus, da Creative, é um MP3 player com bons recursos e capacidade para brigar com o equipamento da Apple

creativezenvplus120x104O iPod Nano acaba de ganhar rivais de peso com a chegada da linha Zen V, da Creative. É o que mostra o teste realizado pela PC World americana com o modelo Plus de 2 GB (cotado a US$ 170 nos EUA e  ainda sem previsão de lançamento no Brasil)

O Zen V e o Zen V Plus vêm com 1 GB, 2 GB ou 4 GB de capacidade de armazenamento. Todos trazem gravador de voz, saída line-in e tela de 1,5 polegadas – que exibe fotos com ótima luminosidade em ambientes fechados, mas que não funciona tão bem em ambientes externos.

O V Plus também mostra vídeos e sintoniza FM. Os modelos suportam arquivos MP3, WMA e Audible.
Assim como outros players da Creative, o Zen V Plus oferece uma ótima qualidade sonora. Nos testes de áudio, ele apresentou resultado levemente inferior (mas bastante similar) ao alcançado pelo Ipod Nano.

No teste de cross-talk, que mede quais canais de som “vazam”, ele teve a melhor performance. Com um equalizador de cinco bandas, o Zen V Plus também agradou em testes feitos com arquivos MP3 de alta qualidade.

O V Plus pode exibir clipes de vídeo, mas a experiência não é das melhores. Apesar de o aparelho contar com o Video Converter, da Creative, que adapta os videoclipes ao formato que julga melhor para a exibição, não é recomendável assistir a qualquer coisa que dure mais de um minuto em sua telinha de 1,5 polegadas, com a baixa resolução de 128 por 128 pixels.

Apesar de os modelos da linha Zen V terem quase o dobro da espessura dos Ipod Nano, eles são também menores e mais leves, sendo mais confortáveis de usar. Um pequeno joystick e muitos botões rígidos controlam a maior parte da navegação em seu menu.

A interface permite que você trafegue com facilidade entre as músicas, fotos e videoclipes armazenados. Há ainda a opção de customizar os menus, criar (e salvar) playlists, enquanto utiliza o aparelho e usar suas fotos como papel de parede.

O V Plus é um pouco mais enxuto nos acessórios que traz. Vem apenas com um cabo para sua saída line-in, um cabo USB (curto) e um estojo para transporte bem esquisito (parece ser o mesmo que vem com a versão Zen Vision M, que é um player muito maior). Inclui uma porta mini-USB padrão localizada em seu topo – boa idéia, já que muitos fabricantes usam conectores proprietários.

Infelizmente, o processo de sincronização do dispositivo não é dos melhores. Preencher o modelo de 2 GB testado levou aproximadamente 40 minutos, com uma conexão USB 2.0. Já sua bateria integrada garante a imponente autonomia de 20 horas de playback de áudio, um grande trunfo.

Na ponta do lápis, o Zen V Plus de 2 GB oferece excelente qualidade sonora, criativas opções de customização e deverá competir de forma bem equilibrada com os IPods Nano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site