Imagem de fundo do header
Som de primeira
Home  >  Review
REVIEW

Som de primeira

O iPod Nano de 4 GB impressiona pela qualidade sonora, é leve, mas sua tela não é boa para exibir fotos

Edward N. Albro - PC World (EUA)

Foto:

O iPod Nano de 4 GB impressiona pela qualidade sonora, é leve, mas sua tela não é boa para exibir fotos

nano - 4GBA primeira coisa que você percebe em relação ao iPod Nano é a sua delicadeza. Ele pesa 42,52 gramas e mede 6,3 milímetros de espessura – tão pequeno que você dificilmente percebe se colocá-lo no bolso da camisa.

Mas o tamanho não impede sua eficiência: no mais recente teste de qualidade de áudio da PC World, o Nano e o Creative Zen Nano Plus, superam os outros tocadores de música digital com memória flash, sendo classificados como superiores.

Seu display com muito brilho e cores vivas torna a navegação muito agradável. Explorei o menu do Nano sem dificuldades, mesmo com o tamanho reduzido. A resolução da tela é suficientemente alta e comporta até 27 caracteres, com um tipo de letra extremamente legível.

Mas, mesmo com a alta qualidade do display, você não deve criar expectativas em relação à sua capacidade de exibir fotos: aquelas que vi apareceram escuras na tela e as imagens de alta-qualidade não pareciam tão boas quando reduzidas para 1,5 polegada.

A Apple remodelou a tecla giratória do menu para as proporções de tamanho do Nano. Isso me incomodou um pouco inicialmente, já que tenho os polegares grandes e desajeitados, mas não tive grandes problemas de navegação.

No entanto, o que realmente impressiona é a qualidade do som. O Nano foi o tocador digital de memória flash que reproduziu um maior número de freqüências apuradas e sofre menos interferência de sinais de rádio. Por isso, é mais difícil escutar zumbidos quando a música está mais baixa ou no espaço de tempo entre uma faixa e outra.

Em nosso teste, foi medido o quão alto o volume de cada player pode chegar antes de alcançar 1% de distorção, e o Nano foi o dispositivo que produziu som mais nítido com o volume mais alto que o dos outros players.

Visto que a maioria dos tocadores compactos de música alcança no máximo 1 GB, o Nano tem a mesma capacidade de armazenamento médio que os MP3 players que possuem discos rígidos internos. Como utiliza memória flash, ele é mais resistente que os outros modelos de iPod e, por isso, mais atrativo para corredores, ciclistas e outros que não querem danificar seus dispositivos durante suas atividades.

A maioria das minhas reclamações sobre o Nano podem ser aplicadas a qualquer modelo de iPod. Como não há uma porta padrão USB, você estará sem sorte se perder o cabo ou simplesmente não conseguir transferir algumas músicas.

Além disso, o aparelho não toca músicas que venham sob a assinatura de serviços como Rhapsody ou Napster. Você terá de ir até o iTunes para transferir músicas para o Nano, já que ele não acessa a biblioteca de músicas por meio de outro aplicativo.

Como os outros iPods, ele utiliza uma bateria recarregável que não pode ser substituída e, por não conter um adaptador AC, é preciso carregá-lo por meio de cabo especifico do aparelho, inserido em sua porta USB. O processo leva em torno de três horas e uma única carga dura cerca de 14 horas, segundo a Apple.

Uma reclamação específica: a entrada do fone de ouvido está por baixo do MP3 player, o que impede que usuários deixem o player em uma mesa enquanto ouvem música.

Mas, se você já for um devoto dos iTunes ou se quiser um levíssimo e charmoso MP3 player, terá motivos de sobra para se apaixonar pelo iPod Nano. O tocador digital na sua versão 4 GB custa 1490 reais, enquanto um modelo de 2 GB é vendido por 1190 reais.

A PC World também avaliou o rival do iPod, o Zen V Plus, da Creative.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site