Imagem de fundo do header
Pacote antipragas
Home  >  Review
REVIEW

Pacote antipragas

Software Kaspersky Internet Security 6.0 oferece ótimo nível proteção, mas traz interface confusa

Por Narasu Rebbapragada - PC World EUA

Foto:

Software Kaspersky Internet Security 6.0 oferece ótimo nível proteção, mas traz interface confusa

Kaspersky Anti-VirusQuando se trata de detectar todos os tipos de malware, o Kaspersky Internet Security 6.0 é o máximo. O pacote de ferramentas de segurança, que reúne antivírus, anti-spyware, firewall, anti- spam e proteção para navegação da web, só peca por sua interface pouco amigável e por ser um pouco mais caro (R$ 129) que a maioria de seus concorrentes.

Nos testes realizados, o produto apresentou 100% de acerto em praticamente todas as provas de detecção de malware (programas nocivos). O pacote da Kaspersky capturou todo malware de boot, arquivo, macro e script presente em um conjunto da WildList (lista pública de ameaças disseminada) de janeiro de 2006. Além disso, detectou a coleção inteira de bots, cavalos-de-tróia e backdoors da empresa especializad em segurança AV-Test.

Quando desprovido de atualizações de definições de janeiro de 2006 e posteriores, o pacote pegou 76% desses backdoors, bots e cavalos-de-tróia, o que indica que é muito bom em capturar ameaças desconhecidas.

O Kaspersky Internet Security 6.0 detectou quase 100% das amostras de adware da AV-Test. Deixou passar apenas dois entre 713 arquivos.  Ele examinou programas compactados e detectou o excelente índice de 83% de malware oculto.

Quando o assunto foi remover invasores, o produto saiu-se bem –mas não tanto quanto alguns concorrentes.  Na hora de desinfectar a máquina de worms já ativos, o pacote limpou arquivos, mas deixou resíduos de mudanças feitas por seis pragas. E identificou como malware, incorretamente, oito entre 20 mil arquivos limpos.

++++

Nos testes cronometrados, o pacote mostrou-se relativamente lento ao fazer a primeira varredura no sistema.  Em dois dos testes, ele causou uma redução de velocidade de 15%. O firewall mostrou-se sólido, bloqueando todos os ataques originados do PC de teste.

Estranhamente, todas as configurações do firewall não se encontram em apenas um lugar na interface. A maioria das opções está em Anti- Hacker Protection Settings, mas a capacidade de bloquear portas específicas reside em uma área separada, chamada Network Settings.

Em vez das convenções de nomeação de antivírus, antispyware e firewall usadas por outros programas de segurança, o Kaspersky utiliza seu próprio esquema. Ele divide, por exemplo, as configurações de antivírus em File Anti-Virus, Mail Anti-Virus e Web Anti-Virus, e as configurações de firewall são batizadas de Anti- Hacker. Fica difícil encontrar determinadas propriedades, como a capacidade de excluir tipos de arquivos em varreduras.

A aplicação não traz algumas ferramentas que fazem parte de produtos concorrentes, como os da Symantec e da McAfee, a exemplo do controle de conteúdo, que restringe o acesso de crianças a sites de violência ou sexo. Por outro lado, ele tem recursos de segurança importantes para detectar rootkits e proteger contra download de scripts perigosos quando você navega na web.

A versão mais recente do pacote da Kaspersky é poderosa, apesar de sua interface não ser para todos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site