Imagem de fundo do header
Por dentro do novo iPod
Home  >  Review
REVIEW

Por dentro do novo iPod

O MP3 player, que chegará ao Brasil em novembro por 2299 reais, tem maior capacidade de armazenamento e uma tela que exibe mais brilho

Eric Dahl - PC World/EUA

Foto:

O MP3 player, que chegará ao Brasil em novembro por 2.299 reais, tem maior capacidade de armazenamento e uma tela mais brilhante

ipod80gbO novo iPod da Apple ficou mais refinado. A empresa da maçã não fez grandes mudanças em sua nova linha de produtos, mas deixou sua tela mais brilhante e acrescentou 20 GB na capacidade de armazenamento no player topo de linha.

PC World testou o modelo de 80 GB (que custa 349 dólares nos Estados Unidos) e estará disponível no Brasil apenas em novembro, por 2.299 reais. Ele vai substituir, a exemplo do que aconteceu nos EUA, a versão de 60 GB.

O aparelho é o símbolo da nova linha reforçada de iPods que a Apple anunciou no dia 12 de setembro. Na mesma data, a companhia exibiu outros modelos, como o de 30 GB, com algumas melhorias, e os novos iPod Nano, nas versões de 2 GB (somente na versão prata), 4 GB  e 8 GB (somente na cor preta), disponível em caixinhas coloridas de alumínio. A empresa também lançou um minúsculo iPod Shuffle de 1GB, cujo comprimento é metade do atual Shuffle.

Também foram lançados novos filmes na loja do iTunes, construída para o iTunes 7 com funcionalidades como downloads automáticos e capa do disco, além de uma “vista panorâmica” da biblioteca do iTunes, que permite observar os álbuns como em uma prateleira de CDs.

Sobre a execução das músicas, pouca coisa mudou. O iPod continua sendo um ótimo MP3 player, com uma das melhores qualidades de som em relação a outros aparelhos disponíveis. Nessa última linha, há a opção de execução sem intervalo entre as faixas, o que permite um novo tipo de experiência.

++++

Nos testes de laboratório, o iPod obteve ótima pontuação por qualidade de áudio, se comparada com as notas recebidas pelo Zen Vision M, da Creative, e pelo Gigabeat S, da Toshiba. No entanto, nota-se um sopro - praticamente desprezível - ao utilizar o aparelho com o último modelo de fones de ouvido, o Shure E500 PTH.

O familiar ClickWheel da Apple (aquela roda que fica bem no centro do dispositivo) permite uma fluida navegação pela biblioteca de músicas, que pode ser feita tanto pelos itens individuais quanto por letras do alfabeto. Uma nova ferramenta de busca permite selecionar umas poucas letras para encontrar uma música, artista ou álbum. Com 80 GB de armazenamento – 20 GB a mais que seus concorrentes e os iPods antecessores –, tais atributos são bem vindos, já que você poderá incluir muitos arquivos.

Vídeos bem exibidos

A Apple declara que a tela de 2,5 polegadas (320 por 240 pixels) do novo iPod é 60% mais brilhante do que as dos modelos anteriores. O novo visor é ótimo e concorre com a também excelente tela do Creative Zen VisionM.

Além da qualidade de imagem, os vídeos estão mais fáceis de serem adquiridos. O novo iTunes 7 apresenta uma loja de filmes com impressionante número de lançamentos, oferecidos por 10 dólares cada, o que complementa a promissora biblioteca de episódios de TV.  A maioria dos filmes, com apresentação normal, pesa em torno de 1.5GB. O título testado (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra) foi exibido de modo muito nítido para uma produção de 320 pixels.

Os jogos, pela primeira vez, aparecem no iPod. São nove títulos – entre eles Tetris, Pac-Man e Bejewled – disponíveis na loja iTunes por 5 dólares cada.

Mais uma observação negativa: infelizmente, até a conclusão desta matéria, o iTunes enfrentava alguns problemas, como travamentos casuais tanto em PC quanto em Mac, além de falhas no uso da busca por capas de novos álbuns. Mas este e o problema de sopro ao fundo, citado anteriormente, são os únicos problemas do aplicativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site