Imagem de fundo do header
Na ponta dos dedos
Home  >  Review
REVIEW

Na ponta dos dedos

Nova câmera digital Optio T10, da Pentax, tela LCD de 3 polegadas sensível ao toque

Por Mário Nagano

Foto:

Nova câmera digital Optio T10, da Pentax, tela LCD de 3 polegadas sensível ao toque

Optio T10Nada de visualizar as fotos tiradas em telas minúsculas. As novas câmeras digitais capricham no tamanho do LCD, com modelos de até 3 polegadas, caso da Optio T10, da Pentax. A tela ocupa praticamente toda a parte de trás da T10, modelo compacto que pesa apenas 135 gramas.

Para acessar as funções basta tocar no visor, que dispensa os tradicionais botões. Sua interface touch screen é bastante amigável, combinando ícones e textos (com opção para português) da maneira mais intuitiva possível. O ponto negativo é que com o tamanho da tela resta pouco espaço para segurar a câmera. Por isso é recomendável o uso da correia de pulso que acompanha o produto.

Entre os ícones e menus do sistema da T10 estão diversas funções interessantes, muitas vezes um pouco escondidas. Entre os dez modos de cena disponíveis existe um especial para tirar fotos de animais, por exemplo. Ao selecionar essa opção, a câmera ainda oferece ajustes específicos para cães e gatos e para a cor do pêlo (branco, preto ou pardo).

Outro efeito curioso são as bordas decorativas que podem ser aplicadas ao bater a foto. Além de algumas molduras clássicas como coração, coroa de rosas e festa de aniversário, modelos adicionais podem ser baixados do site da Pentax (www.pentaximaging.com) e passados para a câmera via cartão SD.

LCD da Optio T10Há também um editor de imagens que tira pleno proveito da tela sensível ao toque. É possível aplicar filtros de cores ou mesmo desenhar sobre a foto com algumas ferramentas simples. Para facilitar o uso do editor de imagens e da câmera em geral, a T10 traz um pequeno dispositivo apontador do tipo caneta que, apesar de funcional, é um pouco curto para ser usado com conforto. Além disso, ele também serve para evitar um dos pontos negativos desse tipo de tela: a tendência natural de ficar recoberta por marca de dedos.

A T10 tem sensor CCD de ½,5” com resolução efetiva de 6 megapixels, o que permite produzir imagens de até 2.816 x 2.112 pixels na proporção 4:3. Sua lente é uma SMC Pentax de 6,2˜18,6mm / f2,7˜5,2, o equivalente a uma zoom de 3x ou, mais exatamente, 37,5˜112,5mm em sistemas de 35mm. Ela vem com 12 MB de memória interna (o suficiente para três fotos de tamanho e qualidade máxima) e um slot para cartões SD localizado na base da câmera, no mesmo compartimento onde fica a bateria de íons de Lítio (DLI-8 de 710 mAh), que pode ser recarregada por meio de um carregador externo D-BC8 que acompanha o produto.

Como é comum nas câmeras desse tipo, a T10 é capaz de filmar pequenos clipes com áudio em 640 por 480 ou 320 por 240 pixels e a 15 ou 30 quadros por segundos. Um detalhe interessante é que a câmera apresenta um contador de tempo regressivo (baseado na memória disponível), o que ajuda o usuário a planejar melhor o início e o fim de suas tomadas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site