Imagem de fundo do header
Armas para manter o seu PC protegido por inteiro
Home  >  Review
REVIEW

Armas para manter o seu PC protegido por inteiro

Pacote de segurança Symantec Corporate Edition 10.1 protege vários PCs simultaneamente com recursos sofisticados

Por Daniel Alonso - PC World (Espanha)

Foto:

Pacote de segurança Symantec Corporate Edition 10.1 protege vários PCs simultaneamente com recursos sofisticados

Symantec Antivirus Corporate Edition 10.0Quando são muitos os PCs a serem protegidos, a segurança empresarial pode se tornar  um verdadeiro desafio e, em muitos casos, inclusive dar uma impressão de falsa confiança. Isso ocorre, principalmente, se não forem utilizadas as ferramentas adequadas. O Symantec Antivirus Corporate Edition 10.1 é um respeitável pacote de segurança, com numerosos módulos de proteção e administração. Na verdade, ao contrário do que pode sugerir o nome do produto, o antivírus é somente uma minúscula peça da engrenagem que protege o computador de outros perigos, como programas espiões e adwares.

Também possui um filtro de conteúdo que serve tanto para estações de trabalho (inclui suporte para Windows de 32 e 64 bits) como para servidores Exchange e Lotus Domino/Notes, entre outros. As redes podem estar baseadas em servidores Windows ou NetWare.

As principais diferenças em relação a uma solução para desktop mais simples podem ser encontradas na administração que se realiza a partir de um console central Web ou a partir de um complemento ao Microsoft Management Console, denominado Symantec System Center. A partir deste é possível administrar instalação, configuração e coleta de informação de acontecimentos de todos os equipamentos da rede.

Para determinados equipamentos, como os portáteis, você poderá utilizar o disco para instalar diretamente o antivírus de uma maneira não gerenciada, pois o equipamento nem sempre estará conectado à rede. O resto é administrado de maneira centralizada, visualizando a informação em uma estrutura de conexões hierarquizada na qual se pode definir grupos e aplicar políticas sobre determinados aplicativos.

Além disso, é capaz de realizar auditorias na rede para descobrir equipamentos sem proteção ou vulneráveis a ataques e aplicar as políticas de segurança da empresa antes que se conectem à rede. Os que se conectam do exterior à rede local também devem passar através de uma VPN gerenciada pelo sistema para cumprir os requisitos de segurança.

++++

Outras ferramentas de ajuda para o administrador incluem o LiveUpdate centralizado, que baixa as atualizações de uma única vez e as aplica no restante dos equipamentos a partir da rede local. Existe também um servidor de quarentena que, uma vez instalado, coleta os arquivos infectados ou suspeitos, que ele não é capaz de curar, esperando que a unidade de ação rápida Symantec Security Response desenvolva uma vacina.   

Entre as melhorias na proteção, deve ser destacado o controle de spyware em tempo real, capaz de reparar e limpar as entradas indesejadas no registro, arquivos e ajustes do navegador efetuados pelos invasores do sistema. Além da tecnologia heurística Bloodhound, que detecta comportamentos suspeitos, o pacote dispõe de proteção frente a possível sabotagem das medidas de segurança, evitando sua desativação por pessoas não autorizadas.

A grande quantidade de módulos, servidores e consoles de gerenciamento, que afetam diferentes equipamentos e servidores, implicam em uma certa complexidade. Não é uma solução que se instale com um clique e nem possui uma interface muito vistosa, mas com um pouco de trabalho é possível estar consciente de tudo que acontece na rede - e que possa afetar a segurança - e cobrir a maioria das necessidades de proteção, desde os pontos de trabalho até o gateway de Internet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site