Imagem de fundo do header
Mais para ouvir do que falar
Home  >  Review
REVIEW

Mais para ouvir do que falar

O Motorokr E2 é mais um MP3 player cheio de recursos do que um telefone celular, que ainda acompanha câmera fotográfica de 1.3 megapixels

Camila Rodrigues, especial para a PC WORLD

Foto:

O Motorokr E2 é mais um MP3 player cheio de recursos do que um telefone celular, que ainda acompanha câmera fotográfica de 1.3 megapixels

rokrCom o advento dos tocadores de MP3 e as caixas acústicas de grande potência, ficou bem mais fácil providenciar uma boa música em lugares inóspitos e longínquos, sem ter que apelar para o rádio do carro — e acabar com a bateria do veículo. E como a tecnologia não pára de surpreender, agora é possível aposentar o MP3 player e utilizar somente o telefone celular.

O Motorokr E2, da Motorola, vem com alto falante na parte traseira do celular e uma tecla de atalho para a função musical logo abaixo do visor, entre as teclas de Send e End. Além disso, na lateral do aparelho, há botões que permitem uma confortável interação para aumentar o volume e navegar pelas pastas onde as canções estão armazenadas.

Apesar de não possuir uma interface como o Rokr, seu antecessor, construído em parceria com a Apple, o Motorokr E1 conta com um aplicativo  Linux muito parecido com o iTunes. E assim como este, permite equalizar as músicas e agrupá-las em diversas categorias.

O cartão de 1 GB junto com os 12 MB de memória interna permite armazenar em torno de 250 canções nos formatos MP3, AAC, AAC+, WMA e RA. No Brasil, estão disponíveis cartões SD de até 2 GB, o que pode fazer com que sua coleção de músicas dobre de tamanho.

A duração da bateria também é razoável. Se o player de música for utilizado sem interrupções, a bateria pode durar até 12 horas.

Conveniência

Fones de ouvido dos modelos tradicional e um charmoso bluetooth estéreo são alternativas para o usuário escutar suas faixas preferidas conforme a situação. O segundo, além da conveniência dos dispositivos sem-fio, se encaixa de maneira confortável atrás das orelhas e possui discretos botões para navegação e ajuste de volume, sem contar o botão azul do lado esquerdo que permite atender ligações telefônicas; afinal, se trata de um telefone celular. O alcance do acessório é de até dez metros de distância do aparelho.

São necessárias duas observações importantes em relação ao fone bluetooth. Primeiro: assim como o telefone, ele precisa ser carregado por meio do cabo USB (para isso há uma entrada específica). Segundo: se ficar curioso sobre onde fica o microfone, procure por um discreto furo no lado direito.

O lançamento no Brasil acontecerá esta semana na Futurecom, que acontece entre os dias 2 e 5 de outubro, em Florianópolis. O preço sugerido do aparelho é de 1399 reais.

Qual é a música?

No Motorokr E2, a fabricante lançou um aplicativo interessante: o Moto ID. Assim como o participante do quadro de TV “Qual é a Música”, o software grava um trecho de uma música que esteja tocando em um ambiente qualquer, envia a gravação ao sistema mundial da Motorola que, em segundos, revela o nome da canção, do intérprete e exibe a capa do CD em que é possível encontrá-la.

Segundo Renato Citrini, gerente de marketing de dispositivos móveis da Motorola, o banco de dados foi atualizado para o lançamento no Brasil. Contudo, houve dificuldade em identificar algumas músicas nacionais, sem contar as canções estrangeiras que foram lançadas recentemente.

Nos testes da PC WORLD, que incluíram músicas de ritmos diversos, o software identificou rapidamente a canção “Love X Love”, de George Benson, bastou aproximar o aparelho do computador que tocava a música. O sistema ainda não identifica, por exemplo, o hit contemporâneo “This Love”, de Maroom 5, banda pop de Nova Iorque. No caso de músicas nacionais, o tocador foi exposto a uma música do grupo Roupa Nova, da cantora Pitty e da banda Ira. Apenas a canção da última, “Um dia como hoje” foi identificada pelo Moto ID.  Citrini afirma que a base nacional ainda está sendo construída.

Um ponto que ainda pode ser aperfeiçoado nesta ferramenta é a sua localização dentro do menu do aparelho. Você irá encontrá-lo em Meu Central, Multimídia e entrar em Jogos e Aplicativos, o que é pouco intuitivo.

Além de música...

O aparelho oferece também recursos de rádio FM — acionado apenas quando o fone normal está plugado —, gravador digital e câmera de 1.3 megapixels com flash, que possibilita filmar e fotografar. Há ainda recursos para fazer efeitos de cores e realizar ajustes, todos muito fáceis de usar.

Quem for utilizar o recurso de gravador, não deve se espantar com os arquivos de extensão AMR criado pelo software. Eles podem ser executados em tocadores como Windows Media Player, iTunes e Real Player.

Uma característica muito simples diante de todos os recursos apresentados também precisa ser destacada: a trava mecânica de teclado, situada na lateral oposta à do menu de músicas. Ela é muito mais prática do que os comandos digitais de proteção do teclado presentes na maioria dos celulares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site