Imagem de fundo do header
Professor na tela do PC
Home  >  Review
REVIEW

Professor na tela do PC

Cursos em CD-ROM da EuroTalk oferecem suporte a idiomas como inglês, italiano e chinês; versão para a língua inglesa traz problema de revisão

Por David de Oliveira Lemes

Foto:

Cursos em CD-ROM da EuroTalk oferecem suporte a idiomas como inglês, italiano e chinês; versão para a língua inglesa traz problema de revisão

Quase todos nós queremos e precisamos dominar novos idiomas. Se aprender uma língua totalmente nova ou reciclar aquela que você já conhece é o seu problema, um curso em CD-ROM pode ser uma saída rápida e econômica. A EuroTalk, empresa sediada na Inglaterra, oferece cursos variados, de acordo com o conhecimento do aluno. O nível básico é chamado de Talk Now, o intermediário é o World Talk, e o avançado, Movie Talk.

EuroTalk1No Brasil, foram lançados apenas sete dos 112 cursos de idiomas que a empresa oferece no mundo: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, chinês e japonês. Até o final do ano, serão lançados os cursos de russo, português e grego em CD-ROM. O software conta com uma interface simples e fácil de usar. O programa abusa dos ícones grandes, deixando confortável mesmo aqueles que não possuem intimidade com informática. As cores, no geral bem fortes, prendem a atenção de quem usa o produto. Para completar, a navegação, muito bem projetada, não deixa ninguém se perder no meio dos cliques. Para tornar o ensino mais descontraído, o curso interativo conta com vídeos, frases para uso em diversas situações, diálogos e pequenos jogos.

Com uma metodologia focada no dia-a-dia, o material didático é dividido em dez tópicos iniciais, como Alfabeto, Cumprimentos, No restaurante, Fazendo compras, Dando uma volta, No hotel, Ao telefone, Emergências, Lazer e Negócios. Cada um desses tópicos possui outros subitens que ajudam a acelerar o aprendizado. Você pode praticar as frases e depois gravá-las para comparar sua pronúncia com a do software.

Fazendo uma conta rápida de todo o conteúdo disponível na versão testada por PC WORLD (a Talk More Inglês), o software apresenta, em cada um dos dez tópicos, 20 frases e 20 diálogos, mais três jogos com dez exercícios cada. No total, oferece 200 frases divididas nos dez temas e mais 200 diálogos, além de 300 exercícios.

EuroTalk2Apesar da riqueza de informações para outros idiomas, o que não agrada muito aos ouvidos dos nascidos aqui é o português usado nas traduções. O sotaque parece o de uma mulher britânica que aprendeu o português de Portugal, e não o do Brasil. Vale lembrar que incomoda, mas dá para entender. Também faltou uma revisão mais cuidadosa. Algumas pequenas falhas passaram, como um erro de gravação do áudio em português. A pessoa que lê a frase erra, começa a rir e não completa a sentença.

O suporte ao idioma de ajuda também é grande. Se você for fluente em espanhol, por exemplo, pode escolher aprender inglês usando essa língua como base. Outros suportes também estão disponíveis em português, inglês (americano e britânico), árabe, israelense, francês, alemão, espanhol, italiano e norueguês.

E os fãs dos computadores da Apple não têm do que reclamar. A limitação existente em vários cursos de inglês em CD-ROM – compatíveis apenas com a plataforma Windows – não se repete nos produtos da EuroTalk, que rodam também em Mac OS X.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site