Imagem de fundo do header
HP investe no mercado de smartphones
Home  >  Review
REVIEW

HP investe no mercado de smartphones

O modelo hw6940 une funções atualizadas de celular e handheld em um único produto

Por Caio Terreran, especial para PC World

Foto:

O modelo hw6940 une funções atualizadas de celular e handheld em um único produto

HPUnir todas as funcionalidades de um computador de mão com a conveniência imprescindível de um telefone celular. Se o houvesse um lema para o smartphone hw6940, da HP, provavelmente seria este. Equipado com o sistema operacional Windows Mobile 5.0, ele é uma mão na roda de quem deseja estar conectado e acessível a qualquer hora do dia.

O gadget tem acesso à web via Wi-Fi com o browser Internet Explorer, editor de texto Word (e outros aplicativos da suíte Office, como o PowerPoint e o Excel), agenda bem completa e funciona como telefone celular. Ou seja, além de tudo o que um handheld respeitável pode fazer, o hw6940 ainda fala.

É claro que, unificando todas estas funções no mesmo aparelho, o seu tamanho não é pequeno. Mas essa robustez física tem suas vantagens. Ele traz teclado alfanumérico padrão QWERTY, uma adição utilíssima na hora de enviar e-mails, checar a conta bancária ou acessar o seu site favorito de notícias. Para navegar na rede, basta habilitar a opção Wi-Fi (se você estiver num local com essa possibilidade) ou utilizar a web da forma tradicional, que você já faz no seu celular.

Todas as operações realizadas no aparelho podem ser feitas tanto pelo teclado – que traz um pequeno joystick integrado – como por meio de um dispositivo apontador (aquelas canetinhas que tocam a tela dos handhelds). Nos testes informais feitos por PC World, o dispositivo levou a preferência de uso, proporcionando navegação mais ágil do que o joystick. Falando na tela, o hw6940 traz ainda um protetor retrátil de acrílico que minimiza a incidência de riscos no visor, mas que por vezes torna a utilização cansativa.

Mesmo quem não é familiarizado com a operação de um smartphone terá facilidade em manusear o lançamento da HP. Os controles do sistema operacional são intuitivos e dá para usufruir de suas funções em pouco tempo. A transição do modo handheld para o telefone é realizada no menu principal sem grandes complicações. Quando alguém liga, por exemplo, é possível incluir o nome do contato na agenda, com opções de inserção de foto, endereço, aniversário, cargo profissional e outros dados. A agenda também é programável para vários tipos de compromissos e alarmes.

O smartphone tem 64 MB de memória interna e possui entrada para cartão de memória do tipo miniSD (disponível em até 2GB de capacidade). Traz também uma versão do Windows Media Player instalada e, desta forma, pode servir como um tocador de arquivos digitais, conferindo versatilidade ao produto. Entre as outras funções incluídas estão transmissão de dados via Bluetooth, câmera fotográfica digital com resolução de 1.3 megapixel e gravador de voz.

Entre os pontos fracos, a falta de uma versão em português do Windows Mobile e a duração da bateria que, nos testes, não teve grande performance. Em um dia de utilização constante, caiu a um terço de sua carga.

Com lançamento previsto para antes do Natal, o equipamento deverá servir a todas as operadoras que utilizam a tecnologia GSM e custar cerca de 2.500 reais. 

Ele reforça a entrada da HP no segmento brasileiro de smartphones, já explorado pelo Blackberry, da RIM, e Treo, da Palm, entre outros. Um nicho de mercado que, por sinal, deve ser palco de disputas acirradas. No segundo trimestre deste ano, as vendas de smartphones totalizaram 18,9 milhões de unidades comercializadas - um crescimento de 55% em relação ao mesmo período de 2005, segundo estudo da consultoria Canalys.

Deste jeito, será apenas uma questão de tempo para que mais pessoas estejam se comunicando e trabalhando com tamanha versatilidade, tecnologia e sofisticação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site