Imagem de fundo do header
Conectividade e alta resolução
Home  >  Review
REVIEW

Conectividade e alta resolução

Novidade da linha NSeries, Nokia N80 traz diversas opções de conexão e câmera integrada de 3 megapixels

Por Caio Terreran, especial para PC World

Foto:

Novidade da linha NSeries, Nokia N80 traz diversas opções de conexão e câmera integrada de 3 megapixels

N80O que um telefone celular precisa ter para chamar sua atenção? Alguns dirão que conectividades, como Bluetooth e infravermelho, são imprescindíveis. Outros dão preferência aos aparelhos com slot para cartões de memória, que ampliam a capacidade de armazenamento e conferem versatilidade ao equipamento. Existe, ainda, quem não abre mão de uma câmera fotográfica de resolução considerável. Para todos estes perfis e mais alguns outros, o novo celular Nokia N80 é uma boa indicação.

O aparelho de tecnologia GSM da linha NSeries é a aposta da marca finlandesa para um mercado que, cada vez mais, anseia por funcionalidades como as descritas no começo deste texto. O N80 tem design sóbrio e sofisticado, teclado deslizante e apresenta bom conteúdo multimídia. Deverá rivalizar com celulares que apresentam funções semelhantes, como o Sony Ericsson K790i, analisado recentemente por PC WORLD.

Seu funcionamento é intuitivo - e isso vale até para quem não está familiarizado com os celulares Nokia. O botão que dá acesso ao menu fica exposto mesmo quando o teclado numérico está oculto, facilitando, de forma amigável, o caminho às funções do telefone. Ao lado dele, há uma tecla para acionar o seu conteúdo multimídia. O atalho pode ser configurado com as funções que mais interessam ao usuário, como o player de arquivos de áudio e seus jogos (se você se lembra do Snakes, aquele game da cobra que integrava aparelhos Nokia mais antigos, vai adorar a versão turbinada presente no N80).

As dimensões do celular, no entanto, não são exatamente enxutas e o teclado desliza com extrema facilidade, desnorteando a utilização de suas funções. Porém, isso não é nada que comprometa muito a sua usabilidade.

++++

Nokia NSeriesAinda na frente do aparelho, existe uma câmera fotográfica alternativa (a principal, com resolução de 3 megapixels, flash e opção de modo close, fica na parte de trás). Existem aplicativos para edição das fotos e adição de elementos às imagens. Se for feita uma filmagem, por exemplo, o usuário pode gerar um clipe com elas ou ainda elaborar um slide show animado com suas fotos. Para acionar qualquer uma das duas câmeras, basta pressionar por um segundo o botão apropriado, localizado na lateral do aparelho, ou chegar até esta opção via menu.

A entrada para o cartão de memória também fica na lateral do N80 – facilmente acessível. Sua memória interna é de 40 MB e o equipamento vem com cartão de memória MiniSD de 512 MB. Esta capacidade é expansível com a utilização de cartões de até 2GB – podendo armazenar cerca de mil imagens de alta qualidade.

Outras cartas na manga do N80 são recepção de rádio FM; tocador de música digital com suporte a MP3 e WMA; e conexão a internet via Wi-Fi. Um diferencial do telefone é o seu suporte a tecnologia UPnP (Universal Plug & Play). Com ela, o N80 permite a criação de uma rede doméstica integrada com TVs, sistemas de som e PCs compatíveis.

Assim é possível que o usuário veja suas fotos em slideshow no televisor da sala sem a necessidade de cabos, imprima textos numa impressora a distância ou ouça seus arquivos musicais favoritos no som de casa sem precisar plugar o celular a outro equipamento.

Contudo, não é possível encontrar eletrônicos compatíveis com UPnP no mercado nacional. Segundo a Nokia, as marcas de equipamentos de áudio e vídeo que suportam a tecnologia são a Sony e a Philips. Procurada pela reportagem, a Sony confirmou que não comercializa produtos UPnP no País, já a assessoria da Philips não soube responder à pergunta.

Para sincronizar o gadget com o PC, o N80 traz um software que dá diferentes opções de conexão (USB, IrD e Bluetooth). Testado com o cabo USB, o aplicativo funcionou, mas desenvolveu velocidade bastante lenta nas transferências.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site