Imagem de fundo do header
Tela polivalente
Home  >  Review
REVIEW

Tela polivalente

Modelo de 19 polegadas da Samsung funciona como TV e monitor para PC

Por Mário Nagano

Foto:

Modelo de 19 polegadas da Samsung funciona como TV e monitor para PC

Samsung LCDEm um mundo cada vez mais multimídia, produtos capazes de reproduzir imagens independentemente do sistema de cor e da origem do sinal oferecem uma vantagem adicional.

Esse tipo de versatilidade é a aposta do Samsung Sync- Master 940MG, tela de cristal líquido híbrida de televisão com monitor de computador. No formato wide e com 19 polegadas, o modelo tem sintonizador de TV e caixas de som embutidos, controle remoto e conexões que abrem possibilidades interessantes de uso em aplicações de vídeo ligadas ao computador.

Um recurso que chama a atenção no novo modelo é o Magic Clear, cobertura de acabamento brilhante que reflete a luz incidente de um jeito que ela não atinja diretamente a vista do usuário, desde que ele esteja de frente para a tela. O resultado é uma imagem de ótimo contraste, menos reflexo e sem aquele efeito suave normalmente visto em monitores com tela anti-reflexiva. Além disso, o monitor também conta com o recurso Magic Brite, que oferece ajustes especiais para aplicações de texto, entretenimento e navegação na internet.

Para funcionar como monitor de PC, o 940MG conta com duas entradas de vídeo SVGA e DVI, que podem ser selecionadas por meio do painel de controle do equipamento. Com brilho de 450 cd/m2, relação de contraste de 700:1 e tempo de resposta de 8 ms, a tela está dentro dos padrões de mercado e atende bem as necessidades do dia-a-dia do usuário, tanto na diversão quanto no trabalho. Já pelo lado de televisão LCD, ele vem com entradas para vídeo composto, RGB Scart, S-Video e vídeo componente, além do sintonizador de TV com PIP.

O recurso de PIP, curiosamente, funciona apenas no modo PC, para monitorar as entradas de TV ou vídeo. Ele pode ser exibido como uma pequena janela no canto do monitor (com opção de tela 4:3 ou wide) ou ocupando metade da tela.

Na função de TV e monitor de vídeo, além da variedade de entradas e saídas, o 940MG possui ajustes automáticos que facilitam a seleção do sistema de cor local e de canais. Entre os recursos interessantes estão o Closed Caption (legenda eletrônica), temporizador e ajustes de som com efeito Dolby Virtual e BBE.  

Os botões de controle ficam localizados no canto inferior da moldura e oferecem uma navegação relativamente simples, embora seja bem mais fácil usar o controle remoto para fazer os ajustes. Felizmente, todos os comandos e mensagens do monitor podem ser configurados para o idioma português.

Como se trata de uma tela widescreen, um dos cuidados que o usuário de PC deve ter antes de decidir por esse monitor é verificar se a placa de vídeo do computador é compatível com o modo nativo do 940MG, de 1.440 por 900 pixels. A maneira mais simples de ter certeza é abrir a janela de propriedades de vídeo do sistema operacional, entrar na opção Configurações e verificar se ele está presente.

Se não aparecer, é grande a possibilidade de que tal modo não seja suportado, mesmo com a atualização do driver. Nesse caso, uma solução alternativa seria o uso da configuração de 1.024 por 768 pixels, que, apesar do leve achatamento das imagens, produz caracteres bastante legíveis para uso normal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site