Imagem de fundo do header
Duelo para gravar
Home  >  Review
REVIEW

Duelo para gravar

Easy Media Creator 9 e Nero 7 Ultra Edition Enhanced incluem recursos como suporte para HD-DVD e Blu-ray

Por Jon L. Jacobi, PC World (EUA)

Foto:

Easy Media Creator 9 e Nero 7 Ultra Edition Enhanced incluem recursos como suporte para HD-DVD e Blu-ray

NeroA batalha dos programas de primeira linha para gravação (e autoria) de discos tem um novo round com o lançamento dos produtos Easy Media Creator 9, da Roxio, e o Nero 7 Ultra Edition Enhanced, da Nero.

Ambos os softwares (que há tempos deixaram de ser apenas aplicativos para queimar CDs) ganharam atributos extras voltados para a nova geração de gravadores de discos. Para quem já utiliza a última versão do Nero, não há muito o que pensar. Faz mais sentido ir direto à pagina de upgrade da empresa, já que atualização é gratuita para quem possui a versão 7 (lançada no ano passado). Para ter o Easy Media Creator 9 é necessário comprar o produto completo.

Vai adquirir o seu primeiro pacote multimídia? Pois saiba que o conjunto da Roxio cria conteúdo de aparência profissional com mais facilidade. O Nero vem com alguns atributos únicos, mas sua interface é de difícil aprendizado. Mesmo com o pacote submetido a uns pequenos ajustes, ele continua de uso pouco intuitivo em diversos aspectos. Ambos os conjuntos ampliaram seu foco para se tornarem programas faz-tudo de multimídia, mas com isso se tornaram complexos.

A interface do produto da Roxio é simples e supera a do Nero. Porém, seu grande volume de recursos pode causar certa confusão. Afinal, são 34 menus diferentes com botões Start para você navegar.

Nova geração de DVDs

Para grande parte dos usuários, Blu-ray e HD DVD são apenas tecnologias caras do futuro. Ainda assim, o suporte para esses dois formatos é a novidade mais importante em ambos os conjuntos. Os dois softwares incluem masterização de disco e o pacote de gravação para mídia Blu-ray de camada simples ou dupla. Nesse ponto o Easy Media Creator sai na frente, pois também gera discos Blu-ray de filmes no formato BD-AV (seu concorrente deve incorporar esse recurso em uma atualização futura). O Nero suporta gravação de dados para HD DVD-R, mas equipamentos para esse tipo de tarefa não devem ser lançados até o ano que vem. 

A Roxio agora compete com a Nero no quesito codificação (encoding) e decodificação (decoding) de vídeo de alta definição em MPEG-4 AVC (também conhecido como h.264), processo válido tanto para os formatos de Blu-ray como HD DVD. Além disso, o Easy Media Creator trabalha com DivX5 e DivX5 HD.

Ambos os conjuntos ajustaram seus componentes de edição de vídeo para auxiliar na etapa inicial de um projeto. Novos menus, filtros (incluindo correção de gama e nitidez) e efeitos especiais de transição de vídeo fazem parte dos produtos. Os vários componentes da Roxio – VideoWave, MyDVD e MyDVD Express – receberam alguns atributos convenientes para processamento, incluindo correção automática de cor e remoção de ruído. E o VideoWave ganhou uma linha do tempo de 32 faixas.

O software da Roxio supera o Nero quando o assunto é produção de vídeo. Ele cria com mais fluidez pacotes, trabalhos profissionais e menus para os discos.  O lado da produção de conteúdo é especialmente forte. O CineMagic, módulo de geração automatizada de filmes (sem equivalente no Nero), agora oferece apresentações mais bem cuidadas.

Estranhamente, o Nero não possui o suporte encontrado no produto da Roxio para compressão Flac (que tem menor perda de qualidade), um atributo musical que complementaria muito bem o editor de som multicanal existente no pacote.

Na comparação, o editor de áudio da Roxio é inferior, apesar de trabalhar com o Gracenote, ser capaz de identificar faixas de músicas e ainda reunir playlists de música complementares. O Easy Media Creator 9 fica acima do Nero com o seu excelente DVD Music Disc, que agora oferece temas sob medida e uma opção de execução aleatória – um atraente atributo para quem tem 50 horas de música armazenadas num único DVD.

++++

Muito além da gravação

A nova versão do pacote da Nero inclui agora o player multimídia Showtime Mobile para telefones celulares e players portáteis com Windows Mobile, junto com um produto semelhante ao Skype (o programa Sipps VoIP), para realizar ligações gratuitas via web. Outra notável novidade do Nero é a gravação do conteúdo da TV.

É possível agendar gravações com o guia de programação eletrônica online XMLTV (de código aberto), para depois fazer o stream do conteúdo através da rede local com o Nero Home (uma interface gráfica feita para uso com a televisão). O equivalente da Roxio para a função, o Media Center, não grava a partir da televisão. 

RoxioEmbora nenhum desses pacotes se destaque como organizador e exclusivo de mídia (como faz o Picasa, do Google, e o organizador de imagens da ACDSee), cada um deles pode ser útil à sua maneira.

O Media Manager do software da Roxio lembra muito o recurso Windows Explorer, com uma interface de arquivos e pastas que ajuda na hora de organizar, exibir, catalogar e procurar por conteúdo. O Scout do Nero monitora pastas designadas, o que possibilita encontrar dados ou arquivos de mídia que estejam em outros módulos Nero, como o Home ou o Showtime. E o MediaHome ainda permite fazer transmissão de arquivos dentro da sua rede.

Qual escolher?

Depois de utilizar ambos os conjuntos (versão 9.0.088 do Easy Media Creator, da Roxio, e a 7.5.1.1 do Nero Ultra Edition Enhanced) percebe-se que cada um ainda possui seus problemas. Num sistema de teste Athlon 64 X2 4600+ de 2,4 GHz, o componente VideoWave da Roxio consumiu memória e chegou a 99% da capacidade de CPU. O Nero também tem suas falhas. O Burning ROM não apagou completamente CDs regraváveis, e a linguagem de menu é consideravelmente diferente daquelas a que estamos acostumados.

Para os novos usuários, o pacote da Roxio, com módulos mais intuitivos e trabalhos de aparência profissional, cai bem, se a questão for bons resultados com o mínimo de esforço. Os fãs da versão 8 do software podem até querer esperar pelo upgrade, com alguns novos recursos – como suporte AVC e Blu-ray, aperfeiçoamento automático de vídeo e exportação de arquivos para telefones móveis – que oferecem funcionalidades significantes.

O Nero continua menos intuitivo e requer mais esforço criativo na elaboração de projetos, mas o software é tão bom quanto o da Roxio e oferece alguns atributos (gravação de TV e edição de áudio multicanal) que o rival não traz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site