Imagem de fundo do header
Transfira e edite vídeos com o PC
Home  >  Review
REVIEW

Transfira e edite vídeos com o PC

Placas como a Studio Plus 700-USB permitem transferir e editar filmagens com facilidade

Por David de Oliveira Lemes

Foto:

Placas como a Studio Plus 700-USB permitem transferir e editar filmagens com facilidade

PinnacleVocê acaba de adquirir a tão sonhada filmadora digital. Depois de usar o novo “brinquedo” na festa de aniversário do seu filho, percebe que deixou o equipamento ligado por engano, o que gerou uma seqüência capaz de deixar quem vê a fita um pouco tonto. E agora? Como transformar essas cenas em um vídeo apresentável? A solução é transmitir as imagens para o computador e editá-las.

Se você possui uma filmadora MiniDV (o padrão mais popular), precisará de uma placa de captura de vídeo, hardware que faz a interface entre sua filmadora e o PC. Câmeras de vídeo com DVD dispensam este tipo de hardware.

Uma solução de fácil uso é a Studio Plus 700-USB, da Pinnacle (999 reais), que oferece dispositivo de captura combinado com software de edição de vídeo. É preciso instalar o software de edição e os drivers da placa de captura. Em alguns casos, também é necessária a atualização do driver da placa de vídeo do computador.

O processo de captura e edição é simples, intuitivo e necessita apenas de três passos. O primeiro é transferir o vídeo. A Studio 700-USB conta com entradas e saídas S-Vídeo, vídeo composto e DV/FireWire. Você também pode utilizar vídeos de uma filmadora analógica, videocassete ou aparelho de DVD.

Nesta etapa inicial é preciso definir algumas configurações básicas. Lembre-se de selecionar o formato de captura. Câmeras MiniDv geralmente utilizam o NTSC. É necessário também determinar a qualidade da imagem. Todos os controles estão dispostos na interface principal do programa. Basta configurar com poucos cliques.

Pinnacle USBPara facilitar a etapa de edição, o software Studio Plus 10, que acompanha a placa, detecta o começo e o fim de cenas, criando clipes para cada trecho. Isso acelera todo o trabalho, pois permite que você arraste esses vídeos curtos para a posição que quiser dentro do projeto. O programa conta com uma ampla biblioteca de efeitos especiais catalogados por temas, transições ajustáveis, título diversos e recursos para dar um toque pessoal no seu vídeo.

Adicionar novos efeitos segue o mesmo princípio do arrastar e soltar. Seu vídeo também pode contar com uma trilha sonora de primeira, com o amplo acervo de músicas e efeitos disponíveis. Se preferir, é possível usar faixas de CDs, arquivos WAV ou MP3.

O terceiro e último passo do processo é gravar tudo o que você criou para preservar suas imagens e ainda reproduzi-las onde quiser. As opções são criar um DVD, exportar para a fita da filmadora ou ainda comprimir o filme para o envio pela internet.

Para tudo funcionar perfeitamente, você precisará de um PC equipado com Windows XP, Pentium de 1,4 GHz ou superior, 512 MB de RAM, placa de vídeo de 64 MB compatível com DirectX, 1 GB de espaço em disco para instalação do software e mais 3 GB para conteúdo, além de porta USB 2.0 e gravador de DVD.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site