Imagem de fundo do header
Celulares inteligentes
Home  >  Review
REVIEW

Celulares inteligentes

Os preços dos smartphones – aparelhos que reúnem recursos de telefonia e handheld – caem e a adoção dispara. Confira nosso comparativo com cinco modelos

Por Caio Terreran e Mário Nagano

Foto:

Os preços dos smartphones – aparelhos que reúnem recursos de telefonia e handheld – caem e a adoção dispara. Confira nosso comparativo com cinco modelos

transferencia de dadosSe você está pensando em comprar um telefone celular ou trocar o atual, considere aquisição de um smartphone. Oferecidos pelas principais operadoras de telefonia móvel do país, estes equipamentos podem ser definidos como celulares avançados que, além de possibilitar a comunicação oral, acessam a internet, visualizam e enviam e-mails e rodam aplicativos de texto, planilhas e apresentações. Eles são o casamento do celular com o computador de mão.

De olho nas vantagens proporcionadas, muitas empresas têm adotado essa tecnologia, já que podem otimizar o tempo de seus funcionários com equipamentos que são, obviamente, mais leves e econômicos que um notebook. Os dados de mercado confirmam a popularização da categoria.

No segundo trimestre de 2006, o mercado de celulares inteligentes cresceu 55% no mundo todo. A pesquisa, realizada pela consultoria Canalys, aponta que no período foram comercializados 18,9 milhões destes aparelhos.

Os números contrastam com os do mercado de handhelds (aparelhos sem função de telefone), que, segundo a consultoria IDC, registrou, no primeiro semestre de 2006, queda de 21,4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Soma-se a isso a expectativa da indústria de comercializar 960 milhões de telefones celulares até o final do ano (dados da consultoria Gartner).

O resultado é um mercado mais do que atraente para os smartphones – tanto para fabricantes do setor de telefonia celular como para marcas antes conhecidas apenas pela oferta de micros de mão. 

++++

Com isso, na seara dos smartphones figuram tanto gigantes do setor de telefonia celular, como a Nokia e a Motorola, quanto nomes que são sinônimo de handhelds, como a Palm. E qual modelo escolher? Para resolver essa questão, PC WORLD comparou cinco celulares inteligentes, oferecidos pe-las três maiores operadoras em atividade no Brasil. São eles: BlackBerry 8700g (TIM); Motorola MotoQ (Vivo); Nokia E62 e Qtek 9100 (Claro); e Treo 650 (Claro, TIM e Vivo).

Em comum entre os modelos avaliados, está o tamanho: não espere que um smartphone seja minúsculo e levíssimo como um celular. Eles são maiores e pesam mais. Porém, oferecem diversas possibilidades de uso.

Outra característica é o teclado Qwerty, amigável para o envio de e-mails, e a agenda, sempre muito completa e com várias opções de inserção dos contatos.

A variedade de equipamentos disponibilizados ao consumidor agrada desde os usuários mais familiarizados com este mercado até quem está ingressando agora neste universo.

Nos testes, foram avaliados quesitos como as especificações técnicas dos aparelhos e sua facilidade de uso. Ganhou o smartphone que apresentou a melhor relação custo–benefício. O páreo foi duro, com o Nokia E62 merecendo o título Best Buy.

Nokie E62O modelo apresentou boa compatibilidade com aplicativos do Office, a maior memória interna (90 MB) e a tela com maior variedade de cores (16 milhões) entre os aparelhos avaliados.  E tem um ótimo preço: em contrato com a Claro, que detém a exclusividade de sua comercialização, o aparelho de tecnologia GSM é oferecido a 299 reais.

Sem dúvida, uma boa oferta para quem deseja ter o seu primeiro smartphone e não liga muito para funções de entretenimento.

Mas ele não é perfeito. Falta câmera digital, sua navegação é limitada ao uso do joystick direcional e o design dificulta o acesso ao cartão de memória (como no finado N-Gage, é necessário levantar a tampa da bateria para chegar até ele).

++++

MotoQAgora, se foto for um quesito importante e você estiver disposto a investir um pouco mais na compra do seu smartphone, uma excelente pedida é o Motorola MotoQ. O lançamento, exclusivo da Vivo, é um ótimo mix de celular e handheld, e só não abocanhou o Best Buy porque tem um preço bem mais alto que o cobrado pelo produto da Nokia. Por isso, merece aqui menção honrosa.

Cotado a 599 reais, ele traz câmera fotográfica, sistema operacional Windows Mobile 5.0 e navegabilidade versátil (manuseia-se tanto o joystick direcional quanto o dispositivo de rolagem, localizado em sua lateral). Apenas seu visual mais conservador deixa um pouco a desejar.

Treo 650Outro modelo com muitos recursos, o Treo 650 utiliza o Palm OS e tem vasta biblioteca de aplicativos disponível.  Além disso, sua interface é simples e intuitiva. Ele ainda possui dispositivo apontador do tipo caneta (acréscimo que facilita bastante a navegação) e tem boa quantidade de funções de entretenimento.

Nos testes, mostrou-se não só uma ferramenta de comunicação como uma respeitável plataforma de negócios. É oferecido, com preços variados, pelas três operadoras citadas no comparativo.

++++

Qtek 9100O Qtek 9100 (Claro) chama a atenção pelo visual um tanto robusto e pelo teclado slide, com muito espaço para digitação. A facilidade, no entanto, fica prejudicada pela forte dependência do dispositivo apontador. O joystick direcional foi insuficiente para chegar a determinadas funções. Para completar, tem o preço mais alto entre os aparelhos avaliados.

Por último, o BlackBerry. Quase sinônimo de smartphone, o popular gadget, na versão testada, é basicamente um telefone que manda e-mails. Apesar de muito prático, tem interface básica e navegação totalmente feita pelo dispositivo de rolagem, localizado em sua lateral direita – não existe joystick direcional. Para canhotos, isso pode significar uma dificuldade considerável.

BlackBerryOutros quesitos apresentados por quase todos os smartphones, como câmera fotográfica, transmissão via infra-vermelho e slot para cartão de memória, são ignorados pelo BlackBerry. No panorama atual do mercado de smartphones, é recomendável que o modelo evolua, tendência já observada nos lançamentos da marca no exterior

Confira tabela de características técnicas e notas dadas aos modelos avaliados

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site