Imagem de fundo do header
Competência de profissional
Home  >  Review
REVIEW

Competência de profissional

Bem acabada, a SLR digital D40, da Nikon, oferece funções avançadas e bons menus de ajuda; preço, nos EUA, é vantajoso

Por Ben Long, PC World (EUA)

Foto:

Bem acabada, a SLR digital D40, da Nikon, oferece funções avançadas e bons menus de ajuda; preço, nos EUA, é vantajoso

Nikon D40Antigamente, era quase impossível que uma câmera fotográfica SLR digital  saísse da loja por menos de mil dólares. Agora, com o interesse nestes modelos de equipamento crescendo entre fotógrafos amadores, alguns fabricantes vêm apostando uma corrida para ver quem consegue lançar um modelo que seja vendido por menos de 500 dólares.

Apesar de nenhuma marca ainda ter conseguido chegar neste valor, a nova D40, da Nikon, se aproxima bastante disso. Por 600 dólares, é possível adquirir a máquina – uma digital SLR bem competente e com impressionante qualidade de imagem. Apesar da vantagem no preço para os norte-americanos, no Brasil ela é bem mais cara, custando por volta de 4.400 reais.

O kit da D40 vem com a câmera, leve e de tamanho compacto, e com lentes 18-55 mm em separado (não é possível adquirir apenas o corpo do equipamento). Mesmo com o preço baixo em relação às concorrentes, a qualidade do produto é excelente. O grip emborrachado e o acabamento resistente dão à D40 um jeitão de máquina para profissionais. E a Nikon ainda conseguiu a façanha de lançar uma câmera que é fácil de manusear e não vai te deixar com câimbras nos braços.

O sensor de 6 megapixels da D40 pode ser considerado modesto em comparação aos sensores de 10 megapixels de algumas câmeras menos sofisticadas, mas oferece resolução suficiente para imprimir imagens em tamanho grande.

A qualidade de imagem da D40 é muito boa, já que a câmera inclui o mesmo circuito processador de imagem presente em outros modelos bem mais caros da Nikon, como a D80 e a D200. Nos teste realizados pela PC World, ela ficou apenas um pouco abaixo da pontuação obtida pelas “irmãs” no que diz respeito à qualidade de imagem.

Na busca por se manter compacta, a D40 elimina o display superior e utiliza o LCD traseiro para informações e detalhes das imagens. No topo do equipamento, há um seletor de modo de fotografia e botões para compensação de exposição. Todas as outras opções são selecionadas através do menu eletrônico da câmera.

++++

A tela LCD de 2,5 polegadas tem boa taxa de brilho e é razoavelmente fácil de ser visualizada mesmo sob a luz do sol. Ela proporciona visão detalhada dos ajustes em uso e é bem fácil de ser ativada ou desativada – basta pressionar o botão “Info”, localizado abaixo do disparador.

O display de informação inclui uma função que é tão boa e útil para fotógrafos iniciantes que é difícil acreditar que ninguém havia pensado nisto antes: conforme você vai mudando o tempo de exposição, o display mostra uma íris em animação que abre e fecha, dispensando você de se lembrar qual número significa uma exposição longa ou curta. É um avanço considerável.

A D40 também possui um sistema de ajuda que explica o que é e como funciona cada função, mostrando como ela irá alterar suas fotografias. A máquina vem com muitas funções que os consumidores querem, incluindo ISO ajustável, modo RAW, modos de cena e todos os processadores de imagem existentes na D80.

A excelente função D-Lighting da Nikon, que serve para melhorar o brilho dos cliques, a correção de olhos vermelhos, a conversão monocromática e outras vantagens são facilmente acessíveis pelos menus da câmera. A única falha encontrada é a falta de uma opção de preview para profundidade de campo.

Pelos 600 dólares cobrados por ela nos EUA, a D40 é uma ótima oferta e uma grande ferramenta para fotógrafos que desejam evoluir. O sistema de ajuda e os displays de disparo dão boas dicas de aprendizado e o fato da câmera possuir modos completos e RAW garantem que você terá plena capacidade de fotografar melhor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site