Imagem de fundo do header
Reforço para o PowerPoint
Home  >  Review
REVIEW

Reforço para o PowerPoint

Software Ovation oferece acabamento profissional às apresentações

Por Renato Rodrigues

Foto:

Software Ovation oferece acabamento profissional às apresentações

PC ovationNo mundo corporativo, muitos executivos já não se satisfazem apenas com as apresentações feitas no manjado PowerPoint, líder absoluto no ramo. Embora repleto de recursos, efeitos e animações, o aplicativo da Microsoft sempre tem aquela cara de...bem, apresentação de PowerPoint.

Para quem deseja dar uma aparência mais profissional aos slides, uma opção é o Ovation, da empresa americana Serious Magic, distribuído no Brasil pela Cool Software. O programa integra-se ao PowerPoint, ampliando seus recursos. Após a instalação, ele insere o botão – Salvar e ir para o Ovation – na barra de ícones no menu do PPT. Finalizados os slides no aplicativo da Microsoft, basta clicar no atalho, e o software abre e importa o trabalho.

OvationA interface é simples e intuitiva. Há apenas três abas: Escolha Aparência, Apresentação e Opções. Não há botões de comando e até o menu é econômico.

Na tela principal, de escolha de aparência, é possível optar por um dos 142 modelos oferecidos pelo programa.

A grande diferença em relação ao PPT é que eles são dinâmicos – a imagem de fundo é uma suave animação. Além disso, os efeitos de transição entre slides e entre itens de texto são mais sofisticados. Em geral, o efeito é agradável e causa impressão de esmero profissional.

Quando se trata de um slide rigidamente diagramado, pode ser um problema. Nesse caso, é preciso configurar o programa para adotar o design estabelecido no PPT. Só que ele não faz isso apenas em um slide, mas na apresentação toda. Para utilizar o layout do documento em um quadro, só no modo de controle de apresentação, clicando com o botão direito do mouse sobre o slide. Sim, é trabalhoso.

Nessa segunda aba, Apresentação, é que estão as funções mais úteis. Ali é estabelecida a duração da apresentação: basta digitar o tempo, e o Ovation divide os minutos ou segundos por quadro. E conta com um cronômetro regressivo. Como a duração é rigidamente controlada em vários congressos, eis uma função importante.

No centro da tela, está o Teleprompter, recurso muito adotado por apresentadores de TV. Ele contém dados que não estão nos slides e que apóiam a apresentação. A terceira aba, Opções, permite a inserção de slides animados de boas-vindas, de agradecimento e de intervalo.

Terminados os detalhes, hora de exportar o trabalho. São duas opções. Na primeira, salva-se tudo: slides, fontes e imagens, para que a apresentação possa ser editada em outro PC com o Ovation, pouco usada, uma vez que este software não é muito popular.

A segunda opção gera um arquivo executável que, teoricamente, roda em qualquer micro. Mas a máquina de destino precisa ter no mínimo uma boa placa de vídeo. Se você é um “operário” das apresentações e quer fugir da aparência massificada do PowerPoint, o Ovation é uma solução relativamente simples de usar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site