Imagem de fundo do header
Descendente do Razr
Home  >  Review
REVIEW

Descendente do Razr

Novo Motorizr Z3 se parece com um celular da linha Razr, porém melhora suas funções; produto estréia o design slider nos produtos da marca

Por Caio Terreran, especial para PC World

Foto:

Novo Motorizr Z3 se parece com um celular da linha Razr, porém melhora suas funções; produto estréia o design slider nos produtos da marca

MotorizrCom a confortável marca de 50 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 2004, a linha Razr V3 da Motorola passa a inspirar descendentes.

É uma estratégia compreensível e, possivelmente, acertada. Do original os novos aparelhos levam, principalmente, o formato compacto que caracteriza a linha best-seller da fabricante de celulares.

Um destes produtos claramente inspirados na fórmula de sucesso é o novo Motorizr Z3.

Equipado com teclado deslizante, do tipo slider, o aparelho lembra o Razr e aperfeiçoa algumas de suas funções. Fechado, o Z3 é um pouco mais espesso que o telefone inspirador, porém ganha na portabilidade ao eliminar alguns milímetros na largura.

Assim, pode ser carregado em bolsos e compartimentos estreitos. Já no quesito peso, ganha de novo. São 115 gramas contra 92 do Razr. Por fora, é revestido com um material que lembra uma fina membrana de borracha.

Na diminuta tela de 1,9 polegadas (menor se comparada à do Razr) capaz de exibir 262 mil cores, existe uma pequena ‘lombada’ que auxilia no deslizar do teclado – e atenção, fanáticos por limpeza, pode sujar o visor com terríveis marcas de dedos.

Motorizr Z3Ao ser aberto, o Z3 revela o teclado – idêntico ao do Razr, com aspecto metalizado. Suas funções multimídia podem ser acessadas mesmo com o teclado retraído, por meio do botão principal, e não decepcionam.

Para efetuar ligações, pode-se tanto usar o teclado como dispensá-lo. Caso o número do contato conste da agenda do telefone, o botão principal permite chegar até ele sem a necessidade de abertura do teclado.

Vale lembrar que, como na maioria dos celulares, se a ligação tiver sido efetuada recentemente, o botão Send pode refazê-la. Na lateral há um botão para acessar o comando de voz do celular – é possível realizar ligações e outras solicitações por meio desta função.

O Z3 tem câmera fotográfica de 2 megapixels (resolução suficiente para ampliações em tamanho 10x15 cms) com flash e zoom digital de 8x. O zoom funciona bem ao aproximar objetos que estejam longe de suas lentes mas, como é característico deste tipo de função, piora a resolução da imagem fotografada.

Melhor não abusar dele caso você queira uma imagem detalhada. Já o flash não pode ser acionado automaticamente – é preciso determinar que a luz fique ligada.

Camera do novo MotorizrA câmera permite escolher entre modos de imagem e outros ajustes visuais. È possível, por exemplo, filmar e fotografar em efeito negativo, esverdeado, avermelhado...

Para ativar a câmera, não há a necessidade de se usar o teclado – basta acionar o botão localizado na lateral do aparelho e rotacionar o aparelho para a posição horizontal caso você queira um clique no modo paisagem.

Outras funcionalidades do Z3 incluem modo avião, acesso Edge à internet, streaming de vídeos e suporte para cartão de memória do tipo microSD de até 1GB, o que melhora a capacidade de 20MB de sua memória e confere versatilidade ao equipamento.

Caso o interesse do usuário seja ouvir arquivos em MP3 armazenados, o Bluetooth estéreo permite que se utilizem fones de ouvido que dispensam os fios (acessório vendido separadamente).

Com lançamento previsto para fevereiro de 2007, o Z3 é baseado na tecnologia GSM e deverá chegar às lojas em duas cores (preto e vinho), ao preço médio de 899 reais, de acordo com a assessoria da Motorola.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site