Imagem de fundo do header
Vigilante inteligente em ação
Home  >  Review
REVIEW

Vigilante inteligente em ação

Câmera IP da Trendnet funciona em ambientes com ou sem iluminação e envia alertas via internet

Por Mário Nagano

Foto:

Câmera IP da Trendnet funciona em ambientes com ou sem iluminação e envia alertas via internet

tvip301.jpgVocê fica tranqüilo quando tranca a porta de casa ou de sua empresa? Com tantos casos de roubo, é difícil conseguir isso. Adotar equipamentos de vigilância pode reduzir suas preocupações.

O PC World Test Center teve acesso ao modelo TVIP301, da Trendnet, produto com porta Fast Ethernet que vai além da simples captura de imagens.

O equipamento funciona como um pequeno servidor de dados com Linux embutido, capaz de enviar informações tanto pela rede local quanto pela internet.

A câmera, que mede 5,6 centímetros de largura por 6,2 de altura e 15,7 cm de profundidade e pesa 430 gramas, utiliza sensor CCD de 1,4”, capaz de capturar imagens em cores em três resoluções (160 por 120, 320 por 240 e 640 por 480 pixels), mesmo em níveis de iluminação muito baixos (mínimo de 0,5 Lux). Também conta com processador Infineon ADMTek 5120 e 32 MB de memória RAM.

A integração de um conector GPIO, que pode ser ligado a sensores e atuadores, aumenta o nível de controle do ambiente. É possível disparar um alarme, filmar flagrantes ou mesmo enviar e-mails para um endereço pré-programado.

Com o sensor de movimento, o usuário define até duas zonas de interesse dentro do campo de visão da câmera, que passam a ser monitoradas pelo sistema por meio de comparação de frames. E a sensibilidade pode ser ajustada pelo usuário.

A câmera pode ignorar certos fenômenos previsíveis, como um galho que balança. Com isso, a movimentação de pessoas em um corredor, por exemplo, é tolerada, enquanto a abertura de uma porta não. Ela também pode notar o sumiço de objetos na cena.

Sua objetiva de 6 mm/f1,8 possui um curioso anel de iluminação, formado por 12 LEDs, e um sensor que melhora a qualidade de imagem quando esta trabalha no modo infravermelho, produzindo assim um efeito muito parecido com filmes em preto-ebranco.

Esse dispositivo é alimentado por um fio externo que difi culta o ajuste do foco da câmera, pois impede o livre movimento do anel da objetiva. O único jeito de ajustar o foco de maneira precisa é soltar o fio (o que pode desligar a câmera, diga-se de passagem) antes de mexer na objetiva.

Durante os testes, a qualidade de imagem foi boa para uma webcam, mas nada comparável a uma filmadora digital. A taxa de atualização é de no máximo 30 qps (quadros por segundo), mas esse desempenho pode cair em função do tráfego na rede.

Seu sistema de alerta por e-mail mostrou ser simples e efetivo, permitindo até o envio de imagens junto com a mensagem.

Se o usuário tiver alguma experiência na instalação e uso de roteadores ADSL ou pontos de acesso Wi-Fi, não terá problemas para colocar a TV-IP301 em funcionamento.

Como esses dispositivos de rede, seu acesso é feito exclusivamente por HTML via navegador web e o acesso às imagens acontece por meio de rotinas em Java ou ActiveX fornecidas pela própria câmera.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site