Imagem de fundo do header
Por um ambiente mais saudável
Home  >  Review
REVIEW

Por um ambiente mais saudável

Monitor SyncMaster 931BA tem 19 polegadas e tecnologia Magic Green, que promete deixar o ar mais limpo

Por Mário Nagano

Foto:

Monitor SyncMaster 931BA tem 19 polegadas e tecnologia Magic Green, que promete deixar o ar mais limpo

imagem.JPGDepois do lançamento no ano passado do monitor de tubo SyncMaster 796MB Plus, da Samsung, com a inusitada tecnologia Magic Green, chegou a vez dos LCDs da empresa receberem o recurso, com a chegada do SyncMaster 931BA. O novo modelo tem 19 polegadas e pode ser usado tanto em casa quanto no escritório.

A Magic Green, também utilizada em TVs da empresa, baseia-se na teoria de que a presença de íons negativos no ar ajudam a manter um ambiente mais saudável para quem passa muito tempo na frente da tela.

Seus defensores afirmam que essas partículas (geradas a partir das moléculas de água presentes na atmosfera) quando liberadas no ar atraem magneticamente outras com carga positiva, como fumaça de cigarro, pólen, esporos etc., que se precipitam, impedindo a inspiração desse material.

Funciona? É algo difícil de verificar. Ao contrário do SyncMaster 796MB Plus, que produz os íons com seu tubo de imagem, no 931BA eles são obtidos com um pequeno circuito ionizador, localizado no canto inferior direito do monitor.

Esse componente precisa ser limpo de tempos em tempos com uma escovinha especial, que já acompanha o produto.

Fora isso, o SyncMaster 931BA é um monitor de desenho simples e funcional com tela LCD de 19 polegadas, com área útil de 37,6 centímetros de largura por 30,1 de altura. Seu brilho máximo é de 300 cd/m2, a relação de contraste fica em 700:1 e o tempo de resposta é de 5 ms (bem abaixo do padrão de mercado, que está hoje na faixa de 8 a 12 ms).

Tem consumo máximo de 38 watts (contra 72 watts do 796MB Plus) e funciona ligado em qualquer tomada de 100~240 V, de 50 ou 60 Hz.

Sua interface com o usuário limita-se ao botão de liga/desliga localizado no canto inferior direito do monitor e cinco botões meio escondidos na parte inferior da tela, o que dificulta um pouco a navegação entre as várias opções do menu de configuração do LCD (disponível em português). É fácil pressionar um botão pensando tratar-se de outro.

Uma das peculiaridades dos LCDs de 19 polegadas é o fato de, apesar do maior espaço de tela, sua resolução nativa não ser maior que a dos atuais modelos de 17” (1.280 por 1.024 pixels). Por causa disso, os monitores de cristal líquido de 19” tendem a ter um tamanho de pixel maior (0,294 mm, contra 0,264 mm dos modelos de 17”), o que proporciona maior conforto visual para o usuário, principalmente na leitura e edição de textos.

Outros itens de conforto são ângulo de leitura de 160 graus, tanto na vertical quanto na horizontal, tela anti-reflexiva e cinco ajustes pré-programados para aplicações como texto, internet e jogos.

Nos testes, o produto obteve uniformidade de brilho de 1,0 (ou seja, não teve variação de luminosidade por toda a tela) e relação de contraste de 163,4 (quanto maior, melhor). Nossa conclusão é que ele é um bom produto, com ou sem Magic Green.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site