Imagem de fundo do header
Mais que GPS e que PDA
Home  >  Review
REVIEW

Mais que GPS e que PDA

O Airis T605 vem com software para navegação, todos os aplicativos de Windows Mobile e permite acesso à web, mas a interface do GPS ainda não está coerente com o código de trânsito

Por Camila Rodrigues, da PC World

Foto:

O Airis T605 vem com software para navegação, todos os aplicativos de Windows Mobile e permite acesso à web, mas a interface do GPS ainda não está coerente com o código de trânsito

airis_pda100x120.jpgNo início do segundo semestre de 2006, começaram a aparecer os primeiros navegadores, portáteis com Sistema de Posicionamento Global (GPS) embutidos para uso no carro. Logo em seguida, também surgiram handhelds que reúnem esse recursos a outros aplicativos de escritório,  como agenda e calendário.

Este é o caso do Airis T605 (1.999 reais) que vem com mapas de navegação de 25 cidades das regiões metropolitanas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O software de navegação instalado no equipamento foi desenvolvido e é atualizado, semestralmente, pela Route 66. No entanto, ele ainda não está compatível com a resolução 190/2006 do Código Nacional de Trânsito (Contran). O dispositivo tem um display visual que pode distrair o condutor do veículo e, por conseqüência, provocar acidentes.

AirisT605230119.jpgPara contornar o problema - pelo menos do ponto de vista de quem está vendendo o equipamento -, o usuário assina um documento que isenta a Route 66 e a Airis de qualquer possível acidente, atribuindo toda a responsabilidade ao usuário .

A versão compatível com a legislação traz o Safe Drive Mode, que exibe somente setas indicativas de direção em vez  de mostrar a íntegra dos mapas, somente estará disponível no segundo semestre de 2007.

Há várias customizações dos meios de navegação: mapas em 2D e 3D, imagens diurnas e noturnas, e a possibilidade de cadastrar até 3 mil pontos de interesse (restaurantes, hospitais, bares, casa de amigos etc.).

Todas as escolhas são feitas por meio da tela, sensível a toque (touch screen), de 3,5 polegadas, com uma caneta apontadora ou mesmo com o dedo. O visor ainda fica disponível na horizontal e na vertical.

Com carga completa, a bateria dura até oito horas, segundo o fabricante, mas o uso do GPS reduz esta autonomia para duas a três horas. O equipamento é acompanhado com um carregador veicular.

Compatível com sistemas de navegação da Europa e dos EUA (basta trocar o MMC Card que vem com os mapas brasileiros), o navegador está habilitado para um serviço que ainda não existe no Brasil, o Travel Message Channel (TMC), um serviço sob mensalidade que informa se há trânsito, acidentes ou  tráfego intenso na rota escolhida e permite, desta forma, que você opte pela alternativa menos pior. Este serviço não está disponível no Brasil.

Ah! O PDA...

O T605 também é um PDA, mas essa seu atributo não difere muito de outros handhelds. Equipado com o sistema operacional Windows Mobile 2003 Second Edition, traz agenda, calendário, calculadora, Pocket Excel, Pocket Word, MSN e Windows Media Player (o que o torna, de certa forma, um MP3 player). Também possui gravador de voz.

A troca de informações só é possível por meio de infra-vermelho; a não ser que seja plugado um adaptador em sua entrada USB, não é possível trafegar dados por Bluetooth.

A barreira de interação é semelhante quando se trata de acesso à internet. Há atalhos na área de trabalho para o browser Internet Explorer, mas para conseguir navegar é necessário comprar um modem Bluetooth. Você também precisa de um serviço de um provedor de internet, acesso via modem ADSL, rede sem fio ou uma placa de rede Ethernet. Para acessar e-mails, você deve ter uma conta padrão POP3 ou IMAP.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site