Imagem de fundo do header
Gravador de DVDs com HD permite até 192 horas de vídeos
Home  >  Review
REVIEW

Gravador de DVDs com HD permite até 192 horas de vídeos

Equipamento de mesa inclui recursos de edição de vídeos no disco rídigo e tem ótima qualidade de áudio e vídeo digitais

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

Foto:

Equipamento de mesa inclui recursos de edição de vídeos no disco rídigo e tem ótima qualidade de áudio e vídeo digitais

A conveniência proporcionada pelos PCs e portáteis com gravadores de DVD esbarra em um detalhe importante: como permitir que o usuário possa gravar seus programas prediletos diretamente da TV se o portátil não está em casa e conectado ao aparelho de televisão? O mercado já se deu conta desse problema e novidades começam a surgir.

HD DVD RECORDER GOTECÉ o caso do HD DVD Recorder da Gotec/Leadership. Trata-se de um gravador de DVDs que inclui um muito conveniente disco rídigo de 160 GB (gigabytes). Como gravador de DVDs o equipamento não traz muitas surpresas. É compatível com mídias DVD-R, DVD-RW, DVD+R e DVD+RW, e como esperado, também aceita as diversas mídias de CDs existentes (CD-R, CD-RW, SVCD), bem como VCD, Divx, Photo CD e reproduz CDs de MP3.

O que torna este gravador de DVDs interessante, no entanto, são as possibilidades proporcionadas pelo seu disco rígido. Em primeiro lugar, pela capacidade. Dependendo do modo de gravação, ele pode até 192 horas de vídeos (no modo mais econômico). Se tomada pela média, isso significa que é possível guardar 96 filmes (média de 2 horas de duração) ou quase duas centenas de capítulos do seu seriado ou novela prediletos. E pode-se gravar um determinado programa enquanto se utiliza o equipamento para assistir um DVD.

Vídeo e som digitais
Este gravador de DVDs apresenta todas as conexões que se pode esperar de um equipamento para completar uma central de entretenimento em casa. Ele serve de ponte para a filmadora (VHS) e também para o seu bom e velho videocassete (uma conveniente forma de gravar em DVDs seus VHS prediletos). Na reprodução, caso a TV tenha entrada para cabo vídeo-compenente será possível aproveitar toda a qualidade de vídeo proporcionada pelos discos de DVD.  Também tem entrada direta (parte dianteira, à direita) para filmadoras digitais e entrada para cartões USB.

Nota-se preocupação semelhante com o áudio digital. O equipamento permite o sistema Dolby Pro Logic Surround 5.1 a partir da combinação dos conectores de áudio disponíveis tanto na parte traseira quando dianteira (à esquerda).

Recursos de edição
Projetado para ser um gravador de DVDs doméstico, o HD DVD Recorder inclui algumas funções de edição muito úteis que o usuário mais exigente vai apreciar, embora seu uso requeira um pouco de prática.

O software instalado facilita a colocação de nomes nos capítulos do DVD, tornando a organização dos vídeos muito mais acessível. O processo, porém, não é dos mais fáceis. Para colocar os rótulos é necessário navegar, com o controle remoto por um teclado virtual em uma operação repetitiva, longa e feita com o controle remoto.

Para conteúdos gravados no disco rígido, o produto apresenta alguns recursos de adição adicionais. É possível, por exemplo, segmentar trechos do vídeo (criando capítulos) ou mesmo dividir um vídeo em dois ou mais vídeos separados.

Controle remoto
HD DVD RECORDER GOTEC CONTROLESe por um lado o HD DVD Recorder apresenta um design limpo, o controle remoto, infelizmente, repete uma prática ruim de muitos equipamentos eletrônicos modernos: o excesso de teclas – 76 ao todo – todas de tamanho reduzido. Tudo bem que elas praticamente dão acesso direto a quase todas as funções do produto (as demais estão disponíveis em um emaranhado de menus e submenus). Essa profusão de botões pode afugentar usuários menos iniciados e conhecer e usar as funções mais bacanas disponíveis.

Ainda no tocante acessibilidade, o manual do usuário é um capítulo a parte. Bilíngüe (inglês e português), ele oferece um detalhamento razoável do produto, características técnicas e utilização. Mas a edição do conteúdo poderia ter sido mais cuidadosa. Há trechos em português, por exemplo, que reproduzem os erros da versão em inglês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site