Imagem de fundo do header
MP3 player versátil
Home  >  Review
REVIEW

MP3 player versátil

T9B, novo tocador de música digital da Samsung, traz fone de ouvido sem fio, grava voz e sintoniza rádio FM

Por Caio Terreran, especial para PC World

Foto:

T9B, novo tocador de música digital da Samsung, traz fone de ouvido sem fio, grava voz e sintoniza rádio FM

Samsung_MP3_2.jpgJá foi o tempo em que um player digital limitava-se a reproduzir arquivos de musica em formato MP3. No concorrido segmento dos tocadores portáteis, a palavra de ordem agora é a versatilidade.

Uma boa amostra disso é o novo T9B, da Samsung, companhia que acaba de lançar uma linha de players digitais no mercado nacional.

Compacto (são 8 centímetros de altura por 4 de largura e 1 cm de espessura), o tocador impressiona logo ao ser retirado da caixa. O acabamento em preto brilhante confere elegância ao gadget que, ligado, surpreende com o menu todo colorido e animado em Flash, dando uma amostra do que ele pode fazer.

Além de reproduzir músicas, o T9B de 4 GB de capacidade de armazenamento pode sintonizar rádio FM, visualizar fotos, textos e vídeos (tanto em formato retrato quanto paisagem), gravar voz e rádio, além de rodar games.

Só com estas funções, ele já deixa muito tocador de renome comendo poeira. Mas seu grande diferencial está na conectividade Bluetooth, que possibilita ao usuário uma forma há muito esperada de ouvir música portátil: ele traz fone de ouvido wireless, que elimina os incômodos fios, tornando o uso do player mais livre e versátil.

Se o usuário quiser escutar música enquanto faz exercícios, por exemplo, basta deixar o T9B no bolso da roupa (pesa apenas 50 gramas) ou sobre a mesa – sem o risco de enroscar fios ou deixá-lo cair. O alcance do fone é de dez metros de distância do player.

Pena que ele não sintonize FM via Bluetooth e que a qualidade sonora tenha deixado a desejar nos testes com a conexão sem fio. Já com o fone tradicional, também incluso na caixa, o som reproduzido foi impecável.

A reprodução de músicas é acionada pelo menu principal e tem diversos ajustes disponíveis. Sua  tela de 1,8 polegada tem resolução excelente, mas, pelo tamanho diminuto, torna a visualização de vídeos e fotografias desconfortável.

Gravar voz e FM é uma função bastante útil. Na qualidade mais baixa, ocupa menos espaço na memória flash e permite gravar 35 horas de voz.

A bateria teve boa durabilidade mesmo quando a audição ocorreu via Bluetooth – segundo o fabricante, o player tem autonomia para 30 horas de audição de músicas e 6 horas de visualização de vídeos.

Apesar de toda esta versatilidade, algumas funções poderiam ter ativação mais simples. A criação de uma playlist, por exemplo, deveria requisitar menos cliques, idas ao menu ou rodeios desnecessários. O software Samsung Media Studio, que realiza a sincronização com o PC, também poderia ser melhor em matéria de organização dos arquivos.

Entretanto, o T9B se redime destes pequenos pecados com sua inegável portabilidade e ampla gama de ajustes e opções de customização. Trata-se de um bom produto para quem procura um player digital versátil e com funções atualizadas.

Cotado a 1,399 mil reais, porém, o T9B ocupa a mesma faixa de preço iPod de 30 GB, da Apple, que, apesar de deixar o usuário a ver navios quando se trata de sintonia FM, gravação de voz e conexão Bluetooth, tem capacidade de armazenamento bem maior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site