Imagem de fundo do header
Bem equipado e compacto
Home  >  Review
REVIEW

Bem equipado e compacto

Celular Samsung Ultra 12 traz funções atualizadas de entretenimento sem sacrificar a portabilidade

Por Caio Terreran, especial para PC World

Foto:

Celular Samsung Ultra 12 traz funções atualizadas de entretenimento sem sacrificar a portabilidade

samsungultra12-100x120Câmera fotográfica de alta resolução, MP3 player, conectividade Bluetooth e slot para cartão de memória no mesmo celular - quem acompanha os lançamentos da telefonia móvel já espera que a combinação resulte em aparelhos não exatamente leves e pouco compactos. Tal regra, entretanto, não se aplica ao Samsung Ultra 12 D900.

De formato slider (com teclado deslizante), o celular GSM é produto de uma nova tecnologia de fabricação da empresa - a Smart Surface Mounting Tecnology - que, segundo a Samsung, agrupa diferentes componentes em uma única peça e permite que sua linha de montagem entregue aparelhos menores e leves.

Dessa forma, o Ultra 12 preserva a portabilidade e, ao mesmo tempo, consegue acomodar câmera fotográfica com resolução de 3 megapixels; funções de entretenimento, como MP3 player e visualização de vídeos; Bluetooth 2.0; porta para inserir cartão de memória do tipo MicroSD; entre outras especificações. Tudo isso em 5 centímetros de largura, por 10,3 cm de altura e mínimos 1,2 cm de espessura.

Em comparação ao Motorola Razr V3 (1,4 cms de espessura), o Ultra 12 é mais 'magrinho'. Com 85 gramas de peso, é também mais leve do que o best seller mundial da Motorola (que pesa 95 g).

Seu acabamento, em material na cor preto e textura emborrachada, confere aparência resistente aos pequenos e inevitáveis danos causados no uso diário.

Ligado, o Ultra 12 ilumina o display de 2,3 polegadas e permite acesso ao menu, dando uma amostra do que ele oferece. O movimento feito para abrir o telefone revela também a câmera fotográfica do aparelho, localizada em sua parte traseira. Fechado, o celular mantém a lente protegida. Mas torna-se um  empecilho na hora de fotografar, pois é necessário manipular o telefone aberto.++++

d900_open_back.jpgPara acionar a câmera pode-se tanto navegar pelo menu quanto pressionar um botão lateral no equipamento.

Mesmo com foco automático e várias opções de ajustes da fotografia, como ISO e balanço de branco, a foto reproduzida não é impecável e fica abaixo do esperado para telefones deste patamar (o Sony Ericsson K790i, já avaliado por PC World, fotografou melhor nos testes; mas, justiça seja feita, é bem mais robusto do que o Ultra 12).

Portanto, o velho aviso de que ainda não é possível substituir sua câmera digital pela embutida no celular continua valendo. Já a qualidade dos vídeos produzidos pelo Ultra 12 é boa – a função filmadora também tem diversos ajustes disponíveis.

Ainda no menu principal, o usuário escolhe entre acessar agenda (com opções bastante completas), aplicativos (como player de músicas e jogos) e gravador de voz, entre outras funções. Quem procurar sintonia de rádio FM, capacidade facilmente encontrada em telefones atuais, pode ficar decepcionado. O Ultra 12 não traz esta possibilidade. Mesmo assim, quem dispuser de um cartão de memória pode inserí-lo na lateral do aparelho e complementar os 60 megabytes disponíveis em sua capacidade interna com música digital, por exemplo.

O fácil acesso ao slot para cartão MicroSD é um acerto do aparelho – alguns telefones praticamente escondem essa entrada, não raro localizada atrás da bateria, o que dá um trabalhão na hora de acessar.

Outras particularidades do produto são a função de segurança uTrack, que avisa ao proprietário via mensagem de texto (em celular adicional cadastrado previamente) caso outro cartão SIM tente ser utilizado no telefone; o cartão de visitas virtual, que é enviado via Bluetooth e dispensa a tradicional troca dos papeizinhos com suas informações pessoais; e um conversor de medidas, localizado junto a outras ferramentas mais corriqueiras, como calculadora, cronômetro e despertador.

As ligações efetuadas com o Ultra 12 tiveram bom áudio e as opções ao se discar um número podem direcionar o aparelho a enviar mensagens, realizar chamadas, converter medidas e acessar o calendário.

Atalhos deste tipo estão presentes em diversas funções do telefone. Apesar de confusos à primeira vista - configurar a câmera fotográfica exigiu a checagem da legenda das teclas com freqüência -, são muito úteis depois de assimilados. O celular ainda vem com fone de ouvido com microfone, para realizar ligações em esquema “mãos-livres”.

No saldo final, é um ótimo aparelho para quem procura um celular com funções atualizadas e versatilidade de uso, porém não abre mão de carregar por aí um telefone compacto e que, literalmente, não pese no bolso. Por outro lado, pode decepcionar quem espera muito de sua (à primeira vista “promissora”) câmera fotográfica.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site