Imagem de fundo do header
Tempo para salvar seus dados
Home  >  Review
REVIEW

Tempo para salvar seus dados

No-break da APC vem com sofisticado gerenciador para até cinco clientes

Por Mário Nagano

Foto:

No-break da APC vem com sofisticado gerenciador para até cinco clientes

nobreak100x120Muitos ainda acreditam que um no-break (ou UPS, como dizem os americanos) é um equipamento que deveria funcionar como uma fonte alternativa de eletricidade quando a luz acaba, de preferência por algumas horas, para que o trabalho no computador não seja interrompido.

Mas esse é papel dos geradores elétricos. As baterias de no-breaks de pequeno porte têm a função correta de manter o PC ou servidor funcionando tempo suficiente para que ele grave seus dados e possa ser desligado com segurança. Ou seja, o UPS é um dispositivo de disponibilidade, e não de autonomia.

Essa é a proposta do Smart UPS SC 1000, da APC. Ao contrário de outros modelos de entrada que mais lembram pequenas caixas, este se pareccom um servidor do tipo blade, mede 8,9 centímetros x 43,2 x 46,3 cm (LxAxP) e pesa apenas 16,4 kg.

Ele pode ser montado tanto na vertical, como uma torre, quanto fi xado num rack padrão. O equipamento tem um bom acabamento e oferece seis tomadas tripolares localizadas na parte de trás – duas delas ligeiramente afastadas das demais, o que proporciona espaço extra para os chamados “bloco transformadores”, como os existentes em carregadores de celular.

O sistema é protegido por um pequeno disjuntor que pode ser rearmado rapidamente após um pico de energia, ao contrário das soluções com fusível, cuja substituição depende mais da disponibilidade (e localização) da peça de reposição.

Na parte de trás do equipamento também existem dois filtros de proteção para conexões de rede padrão RJ45, de telefone/ADSL, e uma porta serial que pode conectar-se com o PC via USB (o cabo está incluído na embalagem do produto).

Como o próprio nome sugere, sua potência é de 1.000 VA/600 watts. O ideal é que o usuário não ultrapasse 70 % dessa carga, se quiser uma autonomia (estimada) entre doze e catorze minutos, se a bateria estiver em perfeito estado. De acordo com a APC, se usado na sua capacidade máxima, a autonomia cai para parcos sete minutos.

Para explorar todo o potencial do produto é recomendável usar seu software de gerenciamento, o APC PowerChute Business Edition. A versão básica, que acompanha o no-break, permite gerenciar até cinco dispositivos simultaneamente e tem diversas funcionalidades.

Por exemplo, se uma aplicação é configurada como não crítica, o gerenciador desliga o micro logo após a queda de energia. Assim, a energia poupada pode ser usada para manter outra aplicação crítica rodando por mais tempo.

Nos testes realizados com nosso PC de referência (Pentium 4 de 2,8 GHz com monitor LCD de 19”), o gerenciador desligou o micro após cinco minutos de falta de energia, como programamos. Ainda recebemos uma mensagem (broadcast), informando a falha elétrica.

Em outro teste, o micro ficou operando por quase trinta minutos, nada mal para um desktop com LCD. Mas é bom lembrar que outras máquinas consomem mais energia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site