Imagem de fundo do header
Ajuda na lição de casa
Home  >  Review
REVIEW

Ajuda na lição de casa

Software Aurélio Mania une dicionário, enciclopédia e um jogo educativo, mas peca na baixa oferta de conteúdo multimídia

Por Caio Terreran, especial para PC World

Foto:

Software Aurélio Mania une dicionário, enciclopédia e um jogo educativo, mas peca na baixa oferta de conteúdo multimídia

aureliomaniacaixaFamílias com filhos adolescentes sabem o quanto um dicionário e uma enciclopédia confiáveis são úteis na elaboração dos trabalhos escolares requisitados. Felizmente, com a contribuição da tecnologia, os pesados volumes encadernados que traziam estas informações e ocupavam espaço na estante cederam espaço a softwares de fácil operação e simples instalação.

Hoje, já existem versões especialmente dedicadas a jovens em idade escolar. Um exemplo desta categoria é o dicionário Aurélio Mania, lançado no início do ano pela Positivo Informática e indicado para estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

Através da instalação de um CD, o software adiciona ao PC todo o conteúdo do Mini Dicionário Aurélio (correspondente à sua 6ª edição), além de explicações sobre literatura, dados históricos sobre a língua portuguesa e jogos que prometem melhorar fala e vocabulário dos estudantes.

O funcionamento é fácil e realmente intuitivo. Contudo, fica a sensação de que o programa poderia explorar mais os recursos multimídia do computador e disponibilizar arquivos em áudio e vídeo, visto que não são necessárias grandes configurações de máquina para tal.

telahomePara começar a utilizar o Aurélio Mania, basta que o usuário clique no ícone existente na área de trabalho para ser direcionado à tela principal do programa.

Nela, existe a opção de se utilizar o Dicionário, que é bem completo (são 30 mil verbetes) e pode ser configurado para diferentes formas de visualização, e a Minienciclopédia, que traz explicações sobre diversos itens e tem arquivos anexos sobre os Presidentes do Brasil e detalhamento de países, nome dados aos nascidos nestas localidades e suas respectivas moedas.

Em ambas as opções, o usuário navega por um menu em formato de barra localizado na parte esquerda da tela, com direito a caixa de pesquisa, histórico de palavras pesquisadas e refinamento do modo de busca (pesquisando por adjetivos, advérbios, interjeições, substantivos, etc).

telaaureliodicionariopeq.JPGNo modo Dicionário, a visualização dos resultados pode ser feita em estilo Completo, Reduzido e Dicionário.

Na opção Completo, o software detalha, além do significado, a ortoépia da palavra (entonação correta da pronúncia) e, no caso de um verbo, a ortoépia de acordo com os tempos verbais existentes. Aqui, faz falta um arquivo em áudio, afinal seria bom poder se escutar o som aconselhado pelo software.

Ao lado da opção de busca, a aba Resultados da Pesquisa une o Dicionário com a Minienciclopédia. Quem buscar, por exemplo, a palavra Maceió, verá que, no dicionário, ela significa o substantivo masculino de “lagoeiro à beira-mar” e que, na enciclopédia, trata-se do nome de uma cidade nordestina, que é capital do Estado de Alagoas, composta por diversos municípios, com extensão de 27.767,661km, etc.

Novamente, a opção de se visualizar uma foto, figura  ou até mesmo vídeo referente ao objeto pesquisado só teria a enriquecer o programa.

telalinguaAlém destas funções, o software traz análise de clássicos da literatura brasileira, biografia de 20 importantes autores de nossa língua e explicação sobre movimentos estéticos, como Barroco, Arcadismo e Romantismo.

Se o trabalho escolar for sobre história da escrita mundial e/ou da língua portuguesa, o Aurélio Mania ousa mais e exibe algum conteúdo multimídia, como animações, e propõe atividades ao usuário.

telapedaletraJá para o caso de adolescentes que espantam os pais com o uso exagerado de gírias e expressões pouco recomendáveis, o software oferece a atividade Ao Pé da Letra.

Ela se trata de uma espécie de game em que são dadas duas opções para o usuário. Uma errada e outra gramaticalmente correta.

No caso de acerto, o usuário avança, no caso de erro, recebe uma explicação sobre o que deve ser evitado na fala.

Com ocupação em disco de apenas quatro kilobytes, o Aurélio Mania pode contribuir de forma favorável aos trabalhos escolares e lições de casa - especialmente, em tempos de uso massificado de enciclopédias online de conteúdo colaborativo (e, não raro, sem nenhuma credibilidade).

Porém, por se tratar de algo que é uma alternativa aos volumes impressos, consideramos que ele poderia fazer melhor uso da capacidade tecnológica dos computadores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site