Imagem de fundo do header
Companheiro para qualquer viagem
Home  >  Review
REVIEW

Companheiro para qualquer viagem

Tablet PC C1 Express Dual, da LG, pesa 1,3 quilo e oferece ótimo desempenho

Por Mário Nagano, PC World

Foto:

Tablet PC C1 Express Dual, da LG, pesa 1,3 quilo e oferece ótimo desempenho

tablet100x120Leve, cheio de recursos, com ótima performance e preço salgado. Assim é o C1 Express Dual, ultraportátil estilo tablet PC com tela que gira sobre o teclado, transformando-se em uma prancheta digital. O equipamento permite armazenar anotações feitas à mão, com uso de uma caneta especial.

Não maior do que um caderno universitário, o portátil da LG mede 27,1 centímetros de largura por 2,7 cm de altura e 20,5 cm de profundidade, pesa 1,3 quilo (com bateria padrão) e poderia se passar por um notebook convencional, não fosse sua única articulação da tela LCD, localizada na parte central do equipamento.

O C1 vem com um confortável teclado em português. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito do seu touchpad, que é muito pequeno. A melhor solução nesse caso é o uso de um mouse. Seu pequeno dispositivo apontador do tipo caneta fica bem escondido
numa abertura na lateral da tela. Como medida de precaução, acompanha o
produto um pequeno cabo para prender a caneta ao portátil, reduzindo a
possibilidade de perda.

Por ser um portátil tão fino, o C1 não traz unidade de CD embutida. Mas, ao contrário de alguns concorrentes, a LG já inclui no pacote um gravador de DVD Dual Layer e o atrativo extra de poder ser usado em outros computadores com porta USB livre.

A única crítica fica por conta do comprimento do seu cabo USB, curto a ponto de dificultar um bom posicionamento da unidade ao lado do C1.

Outro acessório pouco usual (mas útil) é um pano de limpeza, que ajuda a manter a superfície Black Piano livre das marcas de dedos.

O modelo analisado pelo PC World Test Center utiliza um processador Core Duo U2500 de 1,2 GHz, 512 MB de memória SDRAM DDR2, disco rígido Toshiba MK8009GAH de 80 GB ATA-100, três portas USB 2.0, Bluetooth, Wi-Fi 802.11 a/b/g, som com ajuste manual de volume, slots para cartões de memória Flash (SD, MS e xD) e ExpressCard/34, modem, porta Gigabit Ethernet e dois alto-falantes estéreo.

Sua tela LCD Wide de 10,6 polegadas é controlada por uma aceleradora gráfica Intel GMA 950 e possui resolução nativa de 1.280 por 768 pixels, com acabamento brilhante, que proporciona uma imagem de ótimo contraste, porém com um alto nível de reflexo, típico dessa tecnologia. Vale observar que, devido às dimensões reduzidas e à alta resolução do LCD, a leitura de texto pode cansar a vista de alguns usuários.

Nos testes realizados, o C1 Express Dual obteve 70 pontos no PC WorldBench 5, 146 pontos no Sysmark 2004 e 3.331 pontos no PCMark’04. Na avaliação 3D, obteve 388 pontos no 3DMark 2005. E nos testes com o Mobilemark 2002, o C1 apresentou autonomia média de 164 minutos com sua bateria padrão, de três células.

Comparado ao nosso último teste de equipamentos ultraportáteis (dezembro de 2006) ,o C1 apresentou desempenho acima da média, próximo ao do Pyxis v.5f da ez-GO (Best Buy dessa categoria na ocasião), algo notável para um portátil com processador mais voltado para menor consumo de energia do que para o desempenho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site