Imagem de fundo do header
Vaio UX390N é um ultra portátil pequeno funcional
Home  >  Review
REVIEW

Vaio UX390N é um ultra portátil pequeno funcional

Minicomputador da Sony tem preço de computador top e é menor do que um BlackBerry

Por Dennis O’Reilly, PC World EUA

Foto:

Minicomputador da Sony tem preço de computador top e é menor do que um BlackBerry

vaioumpc100Ao desenvolver o novo Vaio Micro PC VGN-UX390N, a Sony condensou um notebook em um equipamento pouco menor – porém duas vezes mais pesado - do que um BlackBerry. E fez um bom trabalho, com duas exceções críticas: o display de 4,5 polegadas é pequeno demais para uma visualização mais ágil, e seu o teclado é apertado, fazendo com que o usuário cometa erros com facilidade.

Mas, se forem adicionados um monitor extra, um teclado e um mouse você verá melhor a outra metade da personalidade do equipamento: um computador ultra móvel que funciona muito bem na mesa de trabalho.

Grande nas especificações
Medindo apenas 15 centímetros de largura, por 10 cm de altura e 3,8 cm de profundidade, com peso de 540 gramas, o UX390N é grande demais para caber em um bolso. Mas, quando guardado na capa de nylon que o acompanha, o gadget é acomodado com facilidade em uma mochila.

vaio200Ele oferece Bluetooth e conectividades wireless 802.11a/b/g, mais suporte à rede de dados da norte-americana Cingular (mas uma taxa extra mensal deve ser paga para isso). O replicador tem três portas USB 2.0, uma porta VGA, uma porta Ethernet, uma porta FireWire e uma saída A/V.

O equipamento ainda inclui uma câmera de 0.3 megapixel na frente e uma segunda câmera, com resolução de 1.3 MP na parte de trás. Um leitor de impressões digitais permite logar no Windows apenas com um simples encostar do dedo.

A menos que o usuário possua dedos pequenos, terá problemas ao digitar texto com rapidez e precisão no teclado do equipamento: suas teclas são bem rentes à sua superfície e oferecem pouco feedback tátil.

Na hora de escrever
Nos testes executados no PC WORLD Test Center, o aplicativo de reconhecimento de escrita manual do Windows Vista demorou a funcionar e, quando isso aconteceu, operou de forma lenta.

Ao digitar-se uma URL na barra de endereços do browser, enviar um e-mail ou mesmo uma mensagem rápida o teclado mostrou velocidade razoável, mas o mesmo não ocorreu em composições mais longas, como textos no Word.

A escrita com a stylus também não é das mais precisas, já que toda vez que o dispositivo era levantado da tela, um risco era criado.

Bom, porém de curta duração
Utilizando processador Intel Core Solo de 1,33 GHz e 1 GB de RAM, o UX390N atingiu 32 pontos no World Bench 6 Beta 2 – a mesma marca obtida pelo Fujitsu LifeBook, com tela de 10,6 polegadas, chip Core Solo U1400 de 1,2 GHz e 1 GB de RAM. E respondeu com rapidez à abertura de aplicativos e navegação na web.

Segundo a Sony, a bateria do equipamento tem duração entre 2,5 e 4,5 horas de uso – em nossos testes, a bateria resistiu apenas 2 horas.

No geral, gostamos mais do UX390N do que de outros UMPC disponíveis no mercado. Se você procura por um computador de tamanho diminuto – e não liga de digitar com seus dedões – ele pode servir como uma alternativa mais portátil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site