Imagem de fundo do header
Filmadora da Samsung leva seus vídeos para o DVD
Home  >  Review
REVIEW

Filmadora da Samsung leva seus vídeos para o DVD

A SC-DC173 tem zoom óptico de 34 vezes e armazena os arquivos em discos de DVD

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD

Foto:

A SC-DC173 tem  zoom óptico de 34 vezes e armazena os arquivos em discos de DVD

Compactas e com melhor qualidade de imagem, as câmeras digitais ganham espaço no mercado. Depois dos modelos MiniDV, é a vez dos equipamentos que trabalham com disco de DVD terem seu preços reduzidos e tornarem-se mais atraentes.

videos_dvd200PC WORLD avaliou o equipamento SC-DC173 (2.099 reais), da Samsung, modelo que mede 5 centímetros de largura, por 11 de altura e 5 cm de profundidade (pesa 790 gramas, sem bateria). Trata-se de uma atualização da filmadora SC-DC163.

Assim como o modelo anterior, ela tem zoom digital de 1.200 vezes e faz as gravações em discos de DVD menores, com 8 cm de diâmetro. Uma das novidades é o zoom óptico, que passou de 30 vezes para 34 vezes.

Este recurso amplia a imagem usando as lentes da câmera, sem degradar a imagem (ao contrário do zoom digital).

Outra melhoria está na tela LCD, que no modelo SC-DC163 era de 2,5 polegadas e na SC-DC173 é de 2,7 polegadas – nada tão significativo.

Também é possível usar a máquina como câmera fotográfica digital e capturar cenas com resolução de 800 por 600. Basta apertar o botão que está abaixo do botão de zoom durante a filmagem, que a imagem é congelada automaticamente.

A nitidez da imagem é muito boa e pessoas de mãos trêmulas podem ficar tranqüilas, porque a tecnologia de correção é bem eficiente. A gravação de áudio Dolby Digital AC3, com 5.1 canais, permite que o som do vídeo também seja de alta qualidade.

A filmadora aceita os formatos de mídia DVDRW/+RW/DVD-R/+R dual layer de 3  polegadas, que armazenam 1,4 GB em cada camada, o que significa aproximadamente 30 minutos de gravação por face.

Mídias maiores, de 5 polegadas, não podem ser usadas e só é possível inserir e remover os discos com a câmera ligada.

Uma orientação importante para os usuários: para poder reproduzir o filme no computador ou no DVD player, é necessário “finalizar” o DVD. Para isso, basta ir até o menu da câmera com a opção filmagem acionada, clicar no Gestor de disco e em Finalizar.

Se a mídia for RW, você conseguirá encerrar o processo e gravar no espaço restante, sem ter de sobrescrever.

Há também a opção de formatar o disco. Já quando se utiliza DVD-R, a mídia fica bloqueada para gravações após a finalização.

São criados três arquivos para cada vídeo: um de extensão .VOB, outro .IFO e um terceiro .BUP. Em nossos testes, com o DVD finalizado, os vídeos puderam ser abertos sem problemas no Windows XP, mas não foi possível visualizá-los no Vista.

Além das mídias, o usuário pode armazenar seus vídeos e fotos em um cartão de memória (o equipamento é compatível com os formatos MMC e SD Card) e descarregar no PC por meio de sua saída USB.

No modelo anterior, também era possível usar os formatos Memory Stick e Memory Stick PRO. Observação importante: não esqueça de mudar a chave na lateral direita, conforme a forma escolhida de armazenamento.

O kit do equipamento vem com bolsa para transporte, mídia DVD-RW, cabos USB e RCA.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site