Imagem de fundo do header
HD da Samsung oferece 500 GB de espaço
Home  >  Review
REVIEW

HD da Samsung oferece 500 GB de espaço

O 501LJ possui interface SATA II e taxa de transmissão de dados de 300 MB por segundo

Por René Ribeiro, da PC WORLD

Foto:

O 501LJ possui interface SATA II e taxa de transmissão de dados de 300 MB por segundo

A quantidade de dados que temos a guardar sempre é uma preocupação. É um novo sistema operacional que ocupa muito espaço, vídeos na internet que estão cada vez maiores, facilidade para gravar um DVD, sem falar em arquivos de MP3 e fotos.

Para não ter problemas de armazenamento, o ideal mesmo é contar com um disco rígido que ofereça muito espaço. Pensando nisso, a Samsung está lançando o 501LJ, de 500 gigabytyes (preço sugerido 500 reais).

samsung_501lj_200Bom mesmo foi saber que, além de espaço à beça, o HD também é rápido. O motivo: a interface padrão SATA II, que eleva a taxa interna de dados para 300 megabytes por segundo (MB/s). No padrão SATA, a taxa cai para metade desse valor.

A tecnologia NCQ (Native Command Queue) faz com que o disco possa controlar com mais eficiência as solicitações de escrita e leitura melhorando assim o desempenho.

Um cache de 16 MB dá um fôlego extra no caminho dos dados; e a rotação em 7200 rpm também ajuda.

Na avaliação feita por PC WORLD Test Center, utilizamos dois softwares conhecidos para medit a performance de HDs.

Com o HDTach 3.0, o 501LJ alcançou a marca de 66,8 MB/s na taxa média de leitura, e 14,3 milissegundos no tempo de acesso. No teste com o HDTune 2.53, o índice foi parecido: 63,3 MB/s e 15,1 milissegundos, respectivamente.

Para gozar desses benefícios, é necessário ter uma motherboard que suporte a interface SATA II. 

Isso não impede o uso do 501LJ em uma placa que possua apenas interface SATA. Basta configurar o HD por meio de um jumper que ele funciona, mas seu desempenho cai.

Confirguramos o disco dessa maneira para medir a perda e os resultados foram 53 MB/s com tempo de acesso a 16,2 milissegundos pelo HDTach.

No caso HDTune, o disco alcançou 54 MB/s e tempo de acesso a 15,4 milissegundos. Isso já era esperado, no entanto ainda foi um pouco melhor que a média dos SATA, com uma média de 50 MB/s e tempo de acesso a 18 milissegundos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site