Imagem de fundo do header
Conheça o Windows Live SkyDrive, serviço de armazenamento online da Microsoft
Home  >  Review
REVIEW

Conheça o Windows Live SkyDrive, serviço de armazenamento online da Microsoft

Ainda na versão beta, ele ainda tem muito o que ser melhorado e não há previsão de quando estará disponível no Brasil

Por Tom Spring, da PC WORLD (EUA)

Foto:

win_liveskydrive_150A Microsoft finalmente apresentou a versão beta do Windows Live SkyDrive,  serviço de armazenamento online. Pelo que vimos, trata-se mesmo de uma versão beta, já que muita coisa ainda deve ser feita. Ele é parte dos serviços Web 2.0 da família Windows Live, mas o SkyDrive ainda carece de conexões com os demais elementos, tais como Hotmail, MSN Messenger, bem como o serviço de blog Live Spaces.

Infelizmente o serviço ainda não está disponível globalmente, mas o usuário só descobre isso depois de se inscrever nele. Ao entrar no serviço, aparece a mensagem: "Não disponível na sua região" e mais nada. Segundo a Microsoft, não há data prevista para seu acesso no Brasil e apenas quem reside no Reino Unido, Índia e Estados Unidos pode utilizá-lo.

Os felizardos que podem usá-lo, mesmo em beta, contam com 500 megabytes de espaço de armazenamento gratuito, com a exigência de que os arquivos individuais não sejam maiores do que 50 MB. Pode-se escolher armazená-los em pastas privadas, públicas ou compartilhadas.

Ninguém, com exceção do próprio usuário (identificado com um login e senha) pode acessar as pastas privadas. No entanto, qualquer pessoa com uma conexão web pode ver o que estiver guardado nas pastas públicas. Já o conteúdo das pastas compartilhadas estará disponível a quem for designado pelo dono do arquivo.

Dessa forma, é possível restringir o acesso a certas pastas existentes na área de compartilhamento ou mesmo conceder status de Colaborador (Contributor) para que outros usuários possam ver, adicionar, modificar ou apagar itens nessas pastas.

Por enquanto, para que se possa ter acesso a estas pastas compartilhadas, deve-se possuir um ‘passaporte’ da Microsoft – ou seja, ser usuário do Hotmail ou Windows Messenger, ou ainda possuir uma identidade válida para o MSN ou Windows Live ID. Esta inconveniência, segundo a Microsoft, será removida no futuro.

O Windows Live SkyDrive é bem mais fácil de utilizar do que serviços concorrentes, como o XDrivre ou MediaMax (antigo Streamload). Porém, ele carece de algumas funções bacanas: o XDrive, por exemplo, permite ao usuário fazer stream de arquivos de áudio que estejam armazenados lá; já MediaMax possibilita programar a realização de backups, além de fazer a sincronia de arquivos entre dois computadores.

A versão beta do SkyDrive dá sinais de que deve se tornar um componente importante do vasto império de serviços online da Microsoft. Mas antes será necessário acrescentar muitas funcionalidades tais como a possibilidade de salvar anexos de mensagens recebidas no Hotmail, ou criar slide shows de imagens armazenadas em pastas públicas, na linha do que o Google faz com o Gmail e o Docs. Em contrapartida, a Microsoft sai na frente ao apresentar este serviço de armazenamento online, ainda que ele precise de muitos ajustes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site