Imagem de fundo do header
Com o BlackBerry 8300, a RIM se curva à multimídia
Home  >  Review
REVIEW

Com o BlackBerry 8300, a RIM se curva à multimídia

Também chamado Curve, smartphone é o primeiro da marca a incorporar tantos recursos de entretenimento

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

Foto:

rim_curve_300Fabricante do popular BlackBerry, a RIM definitivamente resolveu investir nas facilidades multimídia dos seus produtos, mais conhecidos por suas aplicações corporativas. Em seu novo modelo 8300 Curve, avaliado por PC WORLD, a empresa acrescentou funcionalidades bem interessantes, como ripar CDs, criar listas de reprodução e copiar suas músicas diretamente para o equipamento.

Este pequeno notável da RIM mede 10,7 centímetros de altura, por 6 cm de largura e apenas 1,55 centímetro de espessura, ‘tudo’ isso em apenas pouco mais de 111 gramas, já contando sua bateria, que o fabricante informa permitir 300 minutos de conversação ou 200 horas (pouco mais de oito dias de stand-by).

Na avaliação realizada por PC WORLD, a bateria resistiu pouco mais de 4 horas, com procedimentos que envolveram ligações telefônicas, acesso a e-mail, downloads, navegação na internet e transferências de arquivos.

Para quem busca um celular que reúna características multimídia, o Curve não deixa a desejar. Ele tem câmera digital de 2 megapixels, com flash embutido, zoom digital de 5X e capacidade para fazer filmes; display LCD de 2,5 polegadas com resolução 320 por 240 pixels (65 mil cores); entrada para fone de ouvido (3,5 mm); e tocador compatível com os formatos MP3, MPEG4, AAC e H.263.

Para que se possa tirar proveito de tudo isso, o usuário do Curve precisará de um cartão de memória adicional micro SD, já que a memória interna (16 MB SRAM e 64 MB flash, dos quais 52 MB estão disponíveis para dados do usuário) é insuficiente. O kit comercializado vem com um cartão de 128 MB.

O Curve manteve o teclado QWERTY, com teclas um pouco menores do que as do modelo 8800, porém mais espaçadas. Com um pouco de treino, é possível se acostumar a elas facilmente. O dispositivo apontador (que foi introduzido na versão Pearl) torna o acesso às várias funções do aparelho muito simples, mesmo quando o Curve é usado com apenas uma mão.

Ele inclui um visualizador para arquivos compatíveis com o Office, documentos em PDF e descompactador de arquivos ZIP. Seu sistema push mail (para sincronização de mensagens) e a compatibilidade com Exchange por intermédio do Servidor BlackBerry Enterprise permitem configurar o correio eletrônico corporativo para ter acesso às mensagens e agenda de trabalho em qualquer lugar, colocando o Curve como um importante aliado para quem necessita de mobilidade.

Se fosse preciso resumir o BlackBerry 8300 Curve (nome devido às suas linhas arredondadas), que no Brasil é comercializado pela operadora Vivo, em apenas uma frase, esta seria: é pena que sua banda larga não seja realmente larga. O Curve opera nas quatro freqüências do GSM (850, 900, 1800 e 1900 MHz), o que limita seu uso à área de cobertura para essa tecnologia. No caso de dados, a tecnologia utilizada é o EDGE, e é nesse ponto que o Curve peca.

Este serviço de banda larga opera com taxa de transmissão (teórica) de até 384 Kbps, suficientes para quem usar o dispositivo para e-mail e navegação eventual na web. Mas se a necessidade apontar para volumes de dados maiores, isso pode se tornar um problema. E não oferece conexão Wi-Fi.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site