Imagem de fundo do header
Jato de tinta de Lexmark dispensa fios para se comunicar com o PC
Home  >  Review
REVIEW

Jato de tinta de Lexmark dispensa fios para se comunicar com o PC

Z1420 utiliza padrão 802.11b/g e torna fácil seu uso por vários computadores

Por René Ribeiro, da PC WORLD

Foto:

lexmark_z1420_300Depois de equipamentos como notebooks, desktops e smartphones, é a vez das impressoras adotarem tecnologia wireless. Com isso, fica mais fácil compartilhar o equipamento – além de eliminar muitos fios.

Testamos um modelo da Lexmark que se beneficia desse recurso. A princípio, a Z1420 é uma impressora a jato de tinta comum, tanto que pode ser utilizada com cabo USB normalmente. Seu diferencial é a interface padrão 802.11b/g, a mesma utilizada para conexões de rede sem fi o entre computadores.

A impressora possui uma antena fixa igual à de roteadores sem fio padrão g. Teoricamente, isso significa que o sinal seria suficiente para distâncias de até 90 metros do ponto de acesso.

Sua instalação em computadores com esse tipo de interface é muito simples. O processo é idêntico ao de instalar um roteador. Primeiro, é necessário conectar a impressora ao PC ou ao notebook que tenha conexão wireless, por meio do cabo USB, como se fosse instalar uma impressora comum. Isso é necessário para que o software da impressora ajude o computador a pegar o endereço IP da interface sem fio.

O software localiza a rede sem fio à qual o computador está conectado e solicita um endereço IP para a impressora. A partir disso, ele tem um endereço na rede. Em seguida, o driver é instalado e o cabo pode ser retirado. Para instalar em outro computador, ele não é mais necessário. Basta implementar o driver e uma opção para localizar a impressora completará o processo.

Se ela estiver em uso e outro PC enviar uma impressão, o software avisa e oferece a opção para aguardar ou enviar a impressão mais tarde.

Velocidade
Como a interface da Z1420 segue o padrão de conexão sem fio 802.11g, enviar uma impressão é como trocar dados entre os computadores sem fio. A interface wireless não gera atraso para iniciar o documento.

Já a velocidade atingida imprimindo uma carta simples, em tamanho de papel A4, no modo rascunho, foi de 16 páginas por minuto. No modo normal, chegou a 11 ppm. Em cores, foi utilizada uma foto em 9 por 13 centímetros, no modo rascunho, ela atingiu 15 ppm e no normal chegou a 9 ppm. Ótimas velocidades para impressoras domésticas.

A qualidade da impressão em cores é de 4.800 por 1.200 pontos por polegada. Nos testes, na definição mais alta, elas se mostraram vivas e os pontos bem definidos, mostrando alta qualidade da impressão. Nesse modo, uma foto que ocupava meia página levou dois minutos e doze segundos. No modo normal, precisou de 52 segundos, mas, mesmo assim, com ótima resolução, sem deixar pontos fragmentados.

Quanto ao preço dos cartuchos, eles não estão entre os mais acessíveis. O preto (18 ml) sai por 99 reais (preço sugerido) e pode fazer até 500 páginas, dependendo do material impresso.

O suprimento colorido de 16 ml sai por 116 reais e pode imprimir até 475 páginas. Fazendo as contas, teremos um custo por folha de 19,8 centavos na impressão em preto e 24,4 centavos por página na impressão em cores.

A velocidade aliada à facilidade de instalação são pontos fortes na Z1420. O software auxilia passo a passo o usuário, sem a necessidade de ter conhecimentos sobre rede ou protocolo TCP/IP.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site