Imagem de fundo do header
Testamos o Spybot Search & Destroy 1.4
Home  >  Review
REVIEW

Testamos o Spybot Search & Destroy 1.4

Anti-spyware top por muito tempo, o Spybot não oferece mais a proteção adequada

da PC WORLD (EUA)

Foto:

Atualizada em 07/11, às 11h36

Este software da Safer Networking visa oferecer proteção grátis em tempo real contra spyware. No início de setembro foi lançada a versão 1.5 (baixe aqui) - ainda não avaliada. Este review se refere à versão Spybot Search & Destroy 1.4.

Baseado em testes recentes, o programa, que já foi muito bom, não fornece mais uma boa proteção contra spyware. O Spybot passou em todos os nossos testes de falsos positivos, detectando corretamente barras de ferramentas legítimas e 6.285 outras amostras de arquivos.

E se saiu razoavelmente bem também no nosso teste do critério de comportamento, identificando de maneira exata alterações críticas no sistema, mudanças nas chaves ‘Run’ HKCU e HKLM, e modificações nas páginas default inicial e de busca do Internet Explorer e em Hosts (que pode redirecionar o visitante para URLs de sites maliciosos).

Mas o Spybot não detectou mudanças na pasta de inicialização, o que pode permitir que aplicativos de spyware abram ao computador iniciar. A ferramenta encontrou menos de 2% dos nossos adwares e spywares inativos, indicando que seus dados de assinaturas de ameaças são insuficientes.

Ele também falhou ao não detectar nenhum dos nove rootkits inativos. Em resposta às ameaças instaladas ativamente no PC, o programa ignorou três de dez ataques de adwares ativos e quatro de dez spyware ativos. Por fi m, o software não teve sucesso em desinfeccionar as entradas de registro de todos os ataques de adwares e spywares ativos.

O Spybot é fácil de instalar e usar, mas sua interface é um tanto complicada, com várias caixas para controlar diversas tarefas. E como não há um dispositivo de auto-atualização, você terá que ir atrás de assinaturas manualmente. Para um programa grátis, ele oferece uma impressionante proteção com base no comportamento.

O seu ResidentTeaTimer vigia possíveis alterações no registro do Windows e em outras áreas críticas do sistema, enquanto o SDHelper and Immunize bloqueia os abusos do ActiveX e outros downloads maliciosos. O público mais entendido vai gostar do fato de que o Spybot lista os Browser Helper Objects (BHOs) e os controles do ActiveX instalados no seu PC e que o software também pode deletar arquivos tranquilamente.

A Safer Networking não oferece suporte técnico por telefone, mas nos impressionou a qualidade da ajuda via web em fóruns da empresa, onde usuários respondem
perguntas sobre tudo, desde falsos positivos até as maiores complexidades do software.

Por muito tempo, esse software livre foi o anti-spyware modelo, mas lamentavelmente, ele não é mais competitivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site