Imagem de fundo do header
Confira o desempenho do Advantage X7501, o smartphone da HTC
Home  >  Review
REVIEW

Confira o desempenho do Advantage X7501, o smartphone da HTC

Display touch screen de 5 polegadas não é suficiente para minimizar o teclado pobre e telefone estranho

Por Grace Aquino, PC WORLD (EUA)

Foto:

HTC_adv_X7501_150O Advantage X7501, da HTC, é um smartphone escondido dentro de um pequeno corpo de notebook. Na parte interna encontramos todas as funcionalidades de um headset de terceira geração, rede Wi-Fi e Windows Mobile 6 – e o corpo que lembra um PC ultra-móvel. O que deveria ser uma boa fórmula, na teoria, na prática apresenta limitações.

Apenas como PDA, o Advantage funciona bem e oferece uma impressionante lista de especificações: GPS embutido, HD de 8 GB, slot para cartão miniSD, câmera de 3 MP, conector externo para TV e suporte para conexão Bluetooth. Mas o que mais chama a atenção é sua tela touch-screen de 640 por 480 pixels, de 5 polegadas, que facilita a visualização de videoclipes e documentos. Com o Microsoft Office, que vem com o equipamento, é possível abrir apresentações simples em PowerPoint, ver arquivos  PDFs, bem como criar e editar documentos Word e planilhas Excel sem dificuldade.

O acesso ao correio eletrônico também é fácil e foi possível configurar o dispositivo para acessar uma conta do Hotmail sem complicações, e o dispositivo também suporta POP3, IMAP e e-mails corporativos. Organizar contatos e compromissos no Outlook é questão de poucos cliques e o PDA se mostrou rápido o suficiente para a maioria das tarefas.

A velocidade de navegação na internet é boa, em parte graças à rápida conexão de dados via Wi-Fi, ou redes 3G HSDPA ou UMTS, mas a experiência da navegação ainda não é a ideal. Em muitos casos, visualizar uma única página da web requer o uso do scroll, apesar da tela 'grande' que o PDA possui. Isso porque as versões portáteis do browsers IE e Opera, programadas para telas menores, não foram otimizadas para displays de tamanho maior.

Mas o maior defeito é o teclado. Não espere exercer suas habilidades de digitar 50 palavras por minuto nesse aparelho. Seu teclado fino e destacável tem o padrão QWERTY, o que pode impressionar à primeira vista, com suas teclas planas e de forma quadrada. Aliás, planas demais, e digitar nelas requer pressioná-las com algum vigor, de preferência usando os indicadores.

O tamanho pequeno do teclado cria um espaço apertado entre as teclas, o que facilita o erro. Se você pressiona a tecla do topo por acidente, como eu fiz (a tecla de enviar, aceitar ligação ou o atalho para o IE), você poderá fazer uma ligação ou iniciar a navegação da web, enquanto digita uma sentença. O que dá a impressão de que a parte de telefonia do equipamento foi pensada depois de o restante ter sido projetado.

Pelo lado positivo, ele é um telefone GSM desbloqueado, portanto você pode usar um cartão SIM de praticamente qualquer operadora celular que utilize a tecnologia, sem a necessidade de contrato. No lado negativo, ele não funciona como um típico celular – simplesmente não possui um auscultador, existente em qualquer telefone móvel.

Por conta disso, para fazer uma ligação é necessário utilizar o viva-voz ou um fone de ouvido que acompanha o aparelho (ou qualquer outro que possua um conector de 3,5 mm) ou um fone de ouvido com bluetooth.

E suas dimensões (13,5 centímetros de comprimento por 9,9 cm de largura por 2 cm de espessura) e peso (quase 400 gramas) tornam o Advantage X7501 desconfortável para transportar, já que ele não pode ser acomodado facilmente no bolso da camisa ou paletó.

Em testes com serviços de voz, usando a rede a AT&T), ele se comportou bem e os dois lados da linha puderam ouvir claramente, pelo viva-voz, o que estava sendo dito, com um pouco de eco para quem está do outro lado da linha. A bateria resistiu 7 horas, nada mal para um smartphone com tantas funcionalidades.

Seu preço, nos Estados Unidos, é de 900 dólares o que o torna mais caro do que alguns notebooks (naquele mercado) e até mais caro do que alguns PCs, com monitor incluído.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site