Imagem de fundo do header
Positivo S457U: um notebook com excelente desempenho
Home  >  Review
REVIEW

Positivo S457U: um notebook com excelente desempenho

Máquina tem processador Intel Core i7, 4 GB de RAM e HD de 500 GB

René Ribeiro, da PC WORLD

Posit_S457U-150.jpg
Foto:

Testamos o notebook S457U, da Positivo Informática. O principal atrativo desse portátil é realmente o processador Core i7 M620 (da família Arrandale), rodando a 2,67 GHz. É o chip mais rápido da Intel para computadores portáteis, até o momento. E quando um aplicativo exige mais desempenho, o M620 tem "turbo": a frequência é aumentada automaticamente para até 3,33 GHz. 

posit_s457u-perfil.jpg
Visão geral do Positivo S457U

Configuração e características básicas

O S457U não apresenta um visual inovador, mas é preciso admitir que a Positivo melhorou o design de seus portáteis. A tela de 14,1 polegadas possui resolução de 1366 por 768 pontos, com tecnologia de LED, que oferece melhor brilho. Em sua borda superior há uma webcam de 1,3 megapixels.

Suas dimensões são de 34 centímetros de largura por 23,5 cm de profundidade e 3,2 cm de espessura (quando fechado). O peso é de 2,3 quilos. O trackpad é sensível a toques múltiplos. Além de dar zoom com os dedos em formato de pinça, é possível rolar a tela usando dois dedos unidos e arrastar janelas quando usamos três dedos.

 

posit_s457u_costas.jpg
Detalhe da Tampa

 

A memória é de 4 GB (DDR3 1333). O disco rígido possui generosos 500 GB de capacidade. O chip gráfico é o Intel Graphics Media Accelerator HD, capaz de reproduzir vídeo em alta definição. O sistema operacional é o Windows 7 Ultimate de 64 bits, e é importante notar que o S457U vem com o Norton antivírus grátis por um ano, o maior período de gratuidade no mercado nacional.

Quanto a conectividade, possui interface de rede Gigabit Ethernet e Wi-Fi 802.11b/g, além do Bluetooth. Interessante dizer que também há um modem, para conexão discada. O S457U possui três portas USBs 2.0, uma saída de vídeo VGA e outra HDMI. Há também um slot para cartões de memória flash tipos SD, MMC e MS.

Desempenho

Para avaliar o desempenho, resolvemos realizar uma tarefa bastante comum: a conversão de vídeo, algo que exige bastante do processador. Usando o utilitário Handbrake, convertemos um vídeo em formato AVI e alta definição (1280 x 720 pixels) com dez minutos de duração para o formato e resolução utilizados no iPhone ou iPod Touch (M4V, 320 x 480 pixels). O tempo para executar essa tarefa foi de um minuto e 57 segundos.

Positivo S457U Lateral

Visão lateral, com os conectores e drive óptico

Executamos o mesmo teste em uma outra máquina com 4 GB de memória, Windows 7 de 64 bits e com processador Core 2 Duo E7500, de 2,93 GHz, uma CPU que já é considerada rápida. Esse PC levou dois minutos e 46 segundos para completar a tarefa. Um desempenho 29,52% maior pode parecer pouco, mas imagine converter um filme de duas horas.

A bateria (testada com o Battery Eater) teve uma autonomia de três horas e 57 minutos em uso leve, e duas horas e 39 minutos em uso intenso. Considerando o processador poderoso, e o LCD de 14.1 polegadas, é um bom tempo.

É possível assistir vídeos em Full HD (1080 linhas) sem aquelas irritantes paradinhas, pois o chip gráfico dá conta do recado. Para isso recomendamos usar a saída HDMI para conectar o notebook a uma TV ou monitor LCD Full HD, para aproveitar toda a resolução da imagem.

Entretanto, para quem é fã de jogos o S457U ainda não é o ideal. Embora o processador seja poderoso, o chip de vídeo não é o suficiente para atender às exigências dos jogos modernos. Mesmo assim é possível rodar jogos 3D menos exigentes, como World of Warcraft, Spore, Need for Speed Underground e Gears of War, por exemplo.

O preço de 3.299 Reais talvez assuste um pouco, mas é preciso lembrar que o S457U possui hardware poderoso e um disco com muito espaço. Quem precisar de um notebook com muito poder de processamento não vai se arrepender com o S457U. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site